Pós-Graduação

Teologia Moral

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 12 meses
R$ 399,21 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O curso de Teologia Moral oferece uma ampla perspectiva histórica e conceitual sobre o desenvolvimento da moralidade na tradição cristã. Dividido em quatro grandes períodos históricos, explora-se a evolução da teologia moral desde a Patrística até a contemporaneidade, abordando figuras importantes como Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino e os movimentos teológicos posteriores ao Concílio Vaticano II. Além disso, temas específicos como liberdade, moralidade, afetividade, virtudes e o conceito de pecado são analisados em profundidade, juntamente com a relação entre lei e consciência. O curso culmina com uma síntese da moral fundamental, que inclui discussões sobre o fim último e a felicidade, a liberdade, a afetividade, as fontes da moralidade, a lei moral natural e a consciência moral.

COORDENAÇÃO

Pe. Wagner Augusto Moraes dos Santos

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), graduação em Teologia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2018), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018), Doutorado em Teologia pela Universidade de Navarra (2021), atuando principalmente nos seguintes temas: moral, família, tomismo e política.

CORPO DOCENTE

Pe. Hélio Tadeu Luciano de Oliveira

Possui graduação em Filosofia - Universidad de Navarra (2006), graduação em Teologia - Universidad de Navarra (2009), graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado em Teologia Moral pela Pontificia Università della Santa Croce (2012), mestrado em Bioética - Universidad de Navarra (2007) e doutorado em Sagrada Teología - Universidad de Navarra (2019). Atualmente é professor titular de Teologia moral da Faculdade Católica de Santa Catarina e da Universidad de Navarra (Espanha). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Moral.

Juan José Pérez-Soba Díez Del Corral

Teólogo espanhol, ordenado sacerdote em 1991. Possui Licenciatura e Doutorado em Teologia com foco em moral. Desde 1995, é professor na Faculdade de Teologia "San Dámaso" em Madrid, tornando-se Catedrático em 2006. Coordena programas de Licenciatura e Mestrado em Moral, além de dirigir estudos em Matrimônio e Família. É membro ativo em diversas instituições acadêmicas e conselhos editoriais, contribuindo significativamente para a pesquisa em Teologia Moral e Ética Familiar desde 1997.

Ángel Rodríguez Luño

Prof. Mons. Ángel Rodríguez Luño. Catedrático de Teologia Moral Fundamental na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia da Santa Cruz. Doutor em Filosofia e Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Navarra. É consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e Membro Ordinário da Pontifícia Academia para a Vida. Especialista em Moral e consultor da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Decano da Faculdade de Teologia da Universidade da Santa Cruz (Roma).

Joel Gracioso

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.

Gustavo França

É doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra, em Pamplona, Espanha (2021), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2021, é professor da graduação em Filosofia da Academia Atlântico/Uningá. Tem experiência na área de Filosofia do Direito e Filosofia Moral, com ênfase particular na ética de Kant, além de direito natural, teorias da justiça e fundamentos da vida intelectual.

Frederico Bonaldo

Doutor em Filosofia do Direito (PUC-SP), mestre em Direito (UERJ), Bacharel em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Professor na Universidade Católica de Santos e na Academia Atlântico/Uningá. Ministra disciplinas de Filosofia do Direito, Ciência Política, Ética Profissional, Ética, e História da Filosofia Moderna. Também leciona no Máster em Direito Constitucional da Universidad de La Sabana (Colômbia).

Gabriel de Vitto

Doutorando em Filosofia pela Univ. de Navarra, mestre pela PUC-SP, formado pelo Centro Univ. Ítalo-Brasileiro. Professor de Filosofia na Uningá e na Faculdade Belavista. Especializado em Filosofia Medieval e Contemporânea (Fenomenologia), com foco em Metafísica, Epistemologia e Antropologia. Pesquisa fenomenologia realista e inter-relações entre método fenomenológico e doutrina tomista dos transcendentais do ser. Coordena grupo de pesquisa no CAPH.

Henrique Elfes

Formado em Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná e Licenciado em Letras pela Universidade Católica do Paraná. Possui experiência na área de edição e atua há 38 anos na Editora Quadrante, em São Paulo.

Pe. Wenceslao Vial

Docente de psicologia e vida espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Chile e doutorado em filosofia pela Universidade da Santa Cruz. Sacerdote católico desde 2000, tem vasta experiência profissional e ministerial. Ministrou cursos sobre saúde e formação em diversos países, além de ser autor de livros como "Psicologia e vida cristã" e "Ser quem Eres". Editor de "O sacerdote, psicologia de uma vocação".

Fábio Maia Bertato

Com graduação em Matemática pela Unesp (2001) e Doutorado em Filosofia pela Unicamp (2008), junto ao CLE, é Pesquisador e Diretor Associado do mesmo centro, além de membro da SBHMat e SBL. Atua como Editor Associado da Coleção CLE, Managing Editor da RBHM, Membro do Conselho Científico do CLE, Coordenador-Adjunto do Núcleo de Epistemologia do IFE Campinas e Coordenador Principal do CCFT Working Group. Sua expertise abrange Matemática, Lógica, História e Filosofia da Matemática, Ensino de Matemática, História da Ciência, Ontologia Formal e Filosofia da Religião.

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PROFESSORES ENTREVISTADOS

Dom Luís Romera

Dom Luis é professor de metafísica na Pontificia Università della Santa Croce, licenciado em Filosofia e Teologia e é Doutor em Filosofia pela Universidade Navarra.

Norberto González Gaitano

Professor de Opinião Pública no Departamento de Comunicação Eclesial da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

Maria Aparecida Ferrari

Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo e socióloga pela mesma instituição. É especialista na área de relações públicas e cultura.

Marco Capri

O Professor Marco Capri é doutor em metafísica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, pesquisador sobre história da metafísica e filosofia do Direito e autor do livro A metafísica anotada e contestada.

Padre Luís Clavell

Professor de Metafísica na Pontifícia Universidade da Santa Cruz ( Roma ), da qual foi reitor. Atualmente é membro da Cúria Romana como Presidente da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino.

María Cristina Reyes

Vice-reitora acadêmica da Pontificia Università della Santa Croce.

Dom Mariano Fazio

Licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Filosofia pela Pontificia Universitá della Santa Croce.

WhatsApp