Psicopedagogia
Duração do Curso
18 meses
Período de inscrição
Inscrições abertas
Investimento
R$ 778.21/mês
A pós-graduação em Psicopedagogia é voltada para profissionais interessados em aprofundar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem e nas técnicas de intervenção para superar dificuldades educacionais e cognitivas. O curso combina os fundamentos da pedagogia e da psicologia para preparar profissionais que atuam com crianças, adolescentes, adultos e até idosos, abordando questões como dislexia, TDAH, ansiedade escolar, problemas de memória e outras dificuldades.
A formação abrange desde a avaliação diagnóstica e o desenvolvimento de planos de intervenção personalizados até o suporte emocional e o treinamento de educadores, além de oferecer uma compreensão sobre os fatores emocionais, ambientais e cognitivos que influenciam o aprendizado. Assim, a pós-graduação em Psicopedagogia habilita o profissional para atuar em ambientes clínicos, escolares, institucionais e comunitários, sendo fundamental para quem busca promover um desenvolvimento educacional e emocional mais eficaz e inclusivo.
O Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia da FMA foi criado para enfrentar os desafios atuais da educação e saúde no Brasil. O curso oferece ferramentas psicopedagógicas para facilitar a aprendizagem, motivar os alunos e reduzir a evasão escolar, utilizando uma abordagem interdisciplinar com especialistas de áreas como Psicologia, Pedagogia, Medicina, Nutrição e Filosofia.
Se você é pedagogo, a especialização em Psicopedagogia oferece uma extensão natural de suas competências, capacitando a lidar com questões de aprendizagem sob uma perspectiva mais ampla e integrada. Com essa formação, você pode identificar e entender as causas das dificuldades de aprendizado e desenvolver estratégias para atender melhor às necessidades individuais de seus alunos. A pós-graduação permite que você atue em escolas, clínicas e consultórios, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz, além de poder orientar professores e pais sobre práticas educacionais que incentivem o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Se você é psicólogo, a Psicopedagogia permite que você aprofunde seu conhecimento sobre os processos de aprendizagem e entenda de maneira mais ampla como fatores emocionais e psicológicos impactam no desenvolvimento acadêmico. Você pode atuar em clínicas, escolas e consultórios particulares, oferecendo diagnósticos precisos e intervenções eficazes para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizado. A formação também capacita na colaboração com educadores e familiares, proporcionando uma abordagem holística, combinando psicologia e educação e permitindo um atendimento mais completo e personalizado aos pacientes.
Se você for fonoaudiólogo, irá se beneficiar enormemente da pós-graduação em Psicopedagogia, pois essa especialização amplia sua capacidade de atuação com transtornos de aprendizagem que envolvem habilidades de linguagem e comunicação. Com o conhecimento em psicopedagogia, você pode atuar em escolas, clínicas e consultórios, oferecendo um trabalho interdisciplinar que aborda aspectos linguísticos e cognitivos no processo de aprendizagem. A especialização possibilita intervenções mais eficazes para crianças com dificuldades de leitura, escrita e compreensão, permitindo uma prática integrada e alinhada às necessidades do aluno, e em colaboração com outros profissionais da educação.
Para você educador, a Psicopedagogia é uma oportunidade de expandir suas habilidades e compreender melhor os fatores que influenciam o aprendizado dos seus alunos. O curso permite que você desenvolva uma abordagem mais individualizada em sala de aula, identificando sinais de dificuldades e criando estratégias adaptativas. Com essa formação, você pode atuar em escolas e instituições de ensino como um facilitador de inclusão e suporte aos alunos, além de colaborar diretamente com pedagogos e psicólogos, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e eficaz para todos os envolvidos.
Documentos necessários
Nome, e-mail, CPF, Endereço, Diploma Ensino Superior.
Assinatura
18x de R$ 778.21 / mês
O curso é coordenado pela Prof. Carolina Alvim Scarabucci, pedagoga graduada pelo Centro Universitário FACVEST. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Docência na Diversidade para a Educação Básica e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui aperfeiçoamento em Educação Integral e Integrada e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Exploração dos conceitos de substância e acidentes, e a relação entre essência e ato de ser. Análise dos princípios de ato e potência, e do movimento. Estudo das quatro causas e do hilemorfismo, além dos transcendentais. Discussão sobre a causa primeira, com foco em Deus, promovendo uma compreensão filosófica dos fundamentos da realidade.
Introdução à antropologia, abordando a experiência sensível, o senso comum, a memória e a imaginação. Estudo da verdade como essência da vida humana e a estrutura da personalidade, explorando sua natureza e operações. Análise do amor humano e sua influência na transformação e finalidade do ser. Discussão sobre as faculdades superiores e a consciência, promovendo uma compreensão abrangente da condição e identidade humanas.
Introdução aos quatro temperamentos, explorando fundamentos antropológicos e simbologia. Análise dos eixos e características dos temperamentos colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. Estudo da aplicação prática dos temperamentos, suas influências nos relacionamentos e na vida espiritual, promovendo uma compreensão profunda e prática das dinâmicas de personalidade.
Exploração da ética como ciência antropológica e estudo das virtudes humanas fundamentais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Análise da aplicação prática das virtudes e a virtude do estudo, promovendo uma compreensão crítica e prática das virtudes no desenvolvimento pessoal e ético.
Exploração das origens e características do método científico. Análise de problemas, hipóteses, variáveis e traços latentes. Estudo dos tipos de estudo e das questões éticas em pesquisa, além de técnicas de leitura e escrita científica, promovendo uma compreensão abrangente e crítica dos processos de pesquisa.
Estudo da nutrição básica e da fisiologia da nutrição, explorando a relação entre nutrientes e neurotransmissores. Análise do impacto dos nutrientes na depressão e a eficácia da suplementação ansiolítica. Discussão sobre a influência da inflamação no humor, promovendo uma compreensão integrada da nutrição e sua conexão com a saúde psíquica.
Estudo da neurofisiologia e do desenvolvimento do encéfalo, explorando sua estrutura e funções. Análise da relação entre o encéfalo e o comportamento humano, promovendo uma compreensão aprofundada das bases neurológicas que influenciam o comportamento.
Exploração do conceito de filosofia e sua importância. Estudo detalhado da teoria das quatro causas aristotélicas e sua aplicação. Análise da relação entre bondade e verdade, e das virtudes intelectuais segundo Aristóteles. Discussão sobre os graus de certeza, promovendo uma compreensão crítica dos fundamentos filosóficos.
Introdução aos fundamentos pedagógicos essenciais para a prática em saúde e educação, com foco no contexto do ensino brasileiro. Análise dos métodos de ensino e avaliação mais eficazes, incluindo a verificação de aprendizagem. Exploração de práticas pedagógicas e das contribuições de autores inatistas, ambientalistas e da concepção interacionista. Discussão sobre as ideias de autores modernos e suas influências na educação contemporânea. A disciplina visa capacitar os alunos a integrar teorias pedagógicas em práticas educacionais e de saúde, promovendo um ensino eficaz e adaptado às necessidades atuais.
Exploração das bases epistemológicas que sustentam a psicopedagogia, proporcionando uma compreensão teórica sólida. Análise dos diversos campos de atuação em psicopedagogia, destacando as práticas e intervenções em contextos educacionais e clínicos. Estudo da história da psicopedagogia, traçando sua evolução e impacto no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar conhecimentos psicopedagógicos de forma eficaz, promovendo o desenvolvimento educacional e pessoal.
Estudo das bases epistemológicas do aprendizado, com foco nos processos que sustentam o desenvolvimento cognitivo e educacional. Análise dos marcos do desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos, abordando as etapas críticas e habilidades emergentes. Exploração dos marcos de 6 a 12 anos, destacando o progresso no pensamento abstrato e nas competências sociais. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender e apoiar o desenvolvimento infantil, aplicando teorias e práticas pedagógicas adequadas a cada faixa etária.
Exploração dos marcos do desenvolvimento e aprendizagem durante a adolescência, destacando as mudanças cognitivas e emocionais. Análise do papel da família na construção de um ser consciente, enfatizando a importância do apoio familiar no desenvolvimento pessoal e social. Discussão sobre a criação de vínculos e a influência da cultura na formação da identidade adolescente. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender os desafios e oportunidades do aprendizado na adolescência, promovendo práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento integral dos jovens.
Estudo dos processos de aprendizagem e reabilitação para adultos e idosos, com foco nas estratégias que promovem o desenvolvimento contínuo e a adaptação às mudanças cognitivas. Análise da ação da psicopedagogia empresarial, explorando como diferentes perfis de aprendizagem podem ser identificados e utilizados para otimizar o desempenho no ambiente de trabalho. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar abordagens psicopedagógicas eficazes em contextos diversos, promovendo o aprendizado ao longo da vida e a reabilitação cognitiva.
Estudo dos princípios fundamentais da comunicação humana e da comunicação não violenta como ferramentas para promover a harmonia familiar. Análise das virtudes do lar e seu papel na construção de um ambiente familiar saudável. Exploração da mediação familiar e dos desafios enfrentados nesse processo, com foco em crises conjugais e divórcio. Discussão sobre a infidelidade conjugal, abordando aspectos preventivos e estratégias de recuperação do relacionamento após crises. Reflexão sobre a importância da afetividade e dos atos de amor na manutenção de relacionamentos familiares sólidos e resilientes. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar práticas eficazes para fortalecer os laços familiares e resolver conflitos de maneira construtiva.
Estudo introdutório aos transtornos mentais, abordando os fundamentos da psiquiatria e suas principais áreas de atuação. Análise dos transtornos de ansiedade, suas características e abordagens terapêuticas. Exploração dos transtornos depressivos, com foco em suas manifestações clínicas e tratamentos. Discussão sobre os transtornos de bipolaridade, incluindo diagnóstico e manejo clínico. Investigação dos transtornos de esquizofrenia, enfatizando os aspectos diagnósticos e terapêuticos. A disciplina visa proporcionar uma compreensão abrangente dos transtornos mentais, capacitando os alunos a aplicar esse conhecimento em contextos clínicos e acadêmicos.
Introdução aos conceitos fundamentais de marketing aplicados à gestão profissional. Análise de estratégias de precificação de serviços e organização eficiente do trabalho. Estudo dos princípios básicos de contabilidade e finanças, com foco na aplicação prática. Desenvolvimento de habilidades analíticas e de tomada de decisão por meio de estudos de caso, divididos em três partes, que integram os conhecimentos adquiridos. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar conceitos de gestão em contextos profissionais diversos, promovendo uma visão crítica e estratégica.
Exploração das influências das presenças na infância e seu impacto no aprendizado infantil. Análise do equilíbrio entre carinho e firmeza na educação, e dos pequenos poderes da presença na formação da criança. Discussão sobre obediência e autoridade, e a importância de estabelecer bons hábitos desde cedo. Estudo aprofundado dos quatro hábitos básicos essenciais para o desenvolvimento infantil, divididos em duas partes. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar princípios psicológicos na educação infantil, promovendo um ambiente de aprendizado saudável e eficaz.
Análise da interferência dos filhos na vida do casal e a dinâmica familiar com a chegada dos filhos. Discussão sobre princípios fundamentais para a educação dos filhos e estudo de caso sobre o impacto da chegada dos filhos no distanciamento do casal. Exploração da relação entre família e pessoa humana, com foco no alinhamento do casal na educação. Investigação de aspectos e particularidades da educação no lar, incluindo a educação infantil. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender e aplicar práticas pedagógicas eficazes no contexto familiar, promovendo um ambiente harmonioso e educativo.
Exploração das questões de aprendizagem no contexto escolar, com foco na identificação e análise de problemas. Discussão sobre a atuação e os papéis dos profissionais após a identificação de dificuldades, visando intervenções eficazes. Estudo de casos práticos, incluindo problemas comportamentais e dificuldades de aprendizado, para ilustrar abordagens psicopedagógicas. Mapeamento do ambiente escolar para compreender sua influência no processo de aprendizagem. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar estratégias psicopedagógicas que promovam um ambiente educacional inclusivo e eficaz.
Estudo dos impactos da ansiedade no processo de aprendizado, com foco na identificação e análise de déficits educacionais associados. Exploração de estratégias para mitigar a ansiedade e promover um ambiente de aprendizado mais eficaz. Discussão sobre intervenções pedagógicas e psicológicas que podem ser aplicadas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizado relacionadas à ansiedade. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender a relação entre ansiedade e aprendizado, desenvolvendo habilidades para implementar práticas educacionais que favoreçam o bem-estar e o sucesso acadêmico dos estudantes.
Estudo do histórico da educação especial no Brasil, analisando sua evolução e os marcos significativos ao longo do tempo. Análise detalhada da legislação vigente em educação especial, com foco nas políticas e diretrizes que garantem os direitos educacionais das pessoas com deficiência. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender o contexto legal e histórico da educação especial, promovendo práticas inclusivas e informadas no ambiente educacional.
Introdução ao processo de avaliação em psicopedagogia, com foco em avaliações cognitivas, sócio-afetivas e psicomotoras. Discussão sobre a importância do olhar diferencial e da devolutiva no contexto psicopedagógico. Análise de estudos de caso abrangendo diversas dificuldades de aprendizado, como ansiedade, dislexia, deficiência intelectual (DI), transtorno do espectro autista (TEA) e TDAH. A disciplina visa capacitar os alunos a realizar avaliações precisas e intervenções eficazes, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos atendidos.
Você pode atuar oferecendo atendimento individualizado para pacientes de todas as idades que enfrentam dificuldades de aprendizagem e distúrbios como dislexia, TDAH e problemas de memória. Realizando diagnósticos, identificando sintomas e desenvolvendo planos de intervenção personalizados, ajudando os pacientes a superar suas limitações acadêmicas e emocionais. A atuação em clínicas possibilita um acompanhamento contínuo, permitindo um progresso mais eficaz e duradouro para cada paciente.
Nas escolas, com esta especialização você desempenha um papel fundamental na orientação pedagógica e no suporte ao desenvolvimento educacional dos alunos. Trabalhando em colaboração com professores e pais, identificando dificuldades de aprendizagem, adaptando o currículo e implementando estratégias de ensino personalizadas. Além disso, você ajuda a criar um ambiente escolar inclusivo, onde cada aluno pode progredir conforme suas necessidades individuais, reduzindo a evasão escolar e promovendo o sucesso acadêmico.
No ambiente corporativo, você encontra oportunidades na área de recursos humanos, onde pode assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs em processos de aprendizagem e desenvolvimento de funcionários. Você também pode ajudar a identificar habilidades e competências dos colaboradores, otimizar a aprendizagem no trabalho e até mesmo colaborar nos processos de contratação. Nas empresas você pode aplicar seu conhecimento em um contexto de inovação, promovendo o desenvolvimento profissional e o bem-estar dos funcionários.
Em hospitais, você, como psicopedagogo, pode fazer uma grande diferença na vida de pacientes que enfrentam desafios como traumas ou doenças que impactam a memória e o aprendizado. Com o seu conhecimento, é possível desenvolver estratégias que ajudam esses pacientes a recuperar habilidades cognitivas e a lidar melhor com as limitações que enfrentam. Trabalhando em unidades de reabilitação, você atuará junto a uma equipe multidisciplinar, colaborando para a melhora funcional dos pacientes e contribuindo para uma recuperação que foque na qualidade de vida.
Se o seu interesse é a investigação acadêmica, a pesquisa em psicopedagogia pode ser um caminho ideal. Em universidades ou institutos de pesquisa, você terá a oportunidade de explorar novos temas e expandir o conhecimento sobre desenvolvimento cognitivo, métodos de intervenção e diagnóstico. A pesquisa é uma maneira de se manter atualizado e de contribuir com o avanço científico na área, promovendo práticas educacionais mais eficientes e impactantes que podem melhorar o processo de aprendizagem para muitas pessoas.
Para aqueles que têm paixão por ensinar, a docência em psicopedagogia oferece uma oportunidade valiosa de compartilhar seu conhecimento e formar novos profissionais. Em cursos de graduação e pós-graduação, você poderá ensinar futuros psicopedagogos, transmitindo suas experiências e práticas e ajudando a expandir a área. Com a sua orientação, esses novos profissionais estarão mais bem preparados para lidar com as necessidades educacionais e emocionais dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva e adaptada. Assim, ao ensinar, você não apenas impacta diretamente seus alunos, mas também amplia o alcance e a relevância da psicopedagogia na sociedade.
De:
Por:
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Pedro Coutinho Lopes
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Henrique Cal
Italo Marsili
Marcelo Torres
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Rebecca Alves Aguiar Athayde
Renato Moraes
Diego Reis
Aline Cantarelli
Rennan de Oliveira Caminhotto
Gabriel Ferreira