Pós-Graduação em

Psicopedagogia

Reconhecido pelo MEC

Curso 100% online

Duração do Curso

18 meses

Período de inscrição

Inscrições abertas

Investimento

R$ 778.21/mês

Pós-graduação em Psicopedagogia

A pós-graduação em Psicopedagogia é voltada para profissionais interessados em aprofundar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem e nas técnicas de intervenção para superar dificuldades educacionais e cognitivas. O curso combina os fundamentos da pedagogia e da psicologia para preparar profissionais que atuam com crianças, adolescentes, adultos e até idosos, abordando questões como dislexia, TDAH, ansiedade escolar, problemas de memória e outras dificuldades.

A formação abrange desde a avaliação diagnóstica e o desenvolvimento de planos de intervenção personalizados até o suporte emocional e o treinamento de educadores, além de oferecer uma compreensão sobre os fatores emocionais, ambientais e cognitivos que influenciam o aprendizado. Assim, a pós-graduação em Psicopedagogia habilita o profissional para atuar em ambientes clínicos, escolares, institucionais e comunitários, sendo fundamental para quem busca promover um desenvolvimento educacional e emocional mais eficaz e inclusivo. 

O Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia da FMA foi criado para enfrentar os desafios atuais da educação e saúde no Brasil. O curso oferece ferramentas psicopedagógicas para facilitar a aprendizagem, motivar os alunos e reduzir a evasão escolar, utilizando uma abordagem interdisciplinar com especialistas de áreas como Psicologia, Pedagogia, Medicina, Nutrição e Filosofia.

Público-alvo da Pós-graduação em Psicopedagogia

Pedagogos

Se você é pedagogo, a especialização em Psicopedagogia oferece uma extensão natural de suas competências, capacitando a lidar com questões de aprendizagem sob uma perspectiva mais ampla e integrada. Com essa formação, você pode identificar e entender as causas das dificuldades de aprendizado e desenvolver estratégias para atender melhor às necessidades individuais de seus alunos. A pós-graduação permite que você atue em escolas, clínicas e consultórios, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz, além de poder orientar professores e pais sobre práticas educacionais que incentivem o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Psicólogos

Se você é psicólogo, a Psicopedagogia permite que você aprofunde seu conhecimento sobre os processos de aprendizagem e entenda de maneira mais ampla como fatores emocionais e psicológicos impactam no desenvolvimento acadêmico. Você pode atuar em clínicas, escolas e consultórios particulares, oferecendo diagnósticos precisos e intervenções eficazes para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizado. A formação também capacita na colaboração com educadores e familiares, proporcionando uma abordagem holística, combinando psicologia e educação e permitindo um atendimento mais completo e personalizado aos pacientes.

Fonoaudiólogos

Se você for fonoaudiólogo, irá se beneficiar enormemente da pós-graduação em Psicopedagogia, pois essa especialização amplia sua capacidade de atuação com transtornos de aprendizagem que envolvem habilidades de linguagem e comunicação. Com o conhecimento em psicopedagogia, você pode atuar em escolas, clínicas e consultórios, oferecendo um trabalho interdisciplinar que aborda aspectos linguísticos e cognitivos no processo de aprendizagem. A especialização possibilita intervenções mais eficazes para crianças com dificuldades de leitura, escrita e compreensão, permitindo uma prática integrada e alinhada às necessidades do aluno, e em colaboração com outros profissionais da educação.

Educadores

Para você educador, a Psicopedagogia é uma oportunidade de expandir suas habilidades e compreender melhor os fatores que influenciam o aprendizado dos seus alunos. O curso permite que você desenvolva uma abordagem mais individualizada em sala de aula, identificando sinais de dificuldades e criando estratégias adaptativas. Com essa formação, você pode atuar em escolas e instituições de ensino como um facilitador de inclusão e suporte aos alunos, além de colaborar diretamente com pedagogos e psicólogos, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e eficaz para todos os envolvidos.

Informações Básicas

Duração

18 meses

Dias da semana

Flexível (aulas disponíveis online)

Modalidade

100% Online

Inscrição e Matrícula

Documentos necessários

Nome, e-mail, CPF, Endereço, Diploma Ensino Superior.

Assinatura

18x de R$ 778.21 / mês

Corpo docente da Pós-graduação em Psicopedagogia

O curso é coordenado pela Prof. Carolina Alvim Scarabucci, pedagoga graduada pelo Centro Universitário FACVEST. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Docência na Diversidade para a Educação Básica e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui aperfeiçoamento em Educação Integral e Integrada e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Coordenação

Carolina Alvim Scarabucci

Professores

Disciplinas da Pós-graduação em Psicopedagogia

Fundamentos da Realidade

Exploração dos conceitos de substância e acidentes, e a relação entre essência e ato de ser. Análise dos princípios de ato e potência, e do movimento. Estudo das quatro causas e do hilemorfismo, além dos transcendentais. Discussão sobre a causa primeira, com foco em Deus, promovendo uma compreensão filosófica dos fundamentos da realidade.

Introdução à antropologia, abordando a experiência sensível, o senso comum, a memória e a imaginação. Estudo da verdade como essência da vida humana e a estrutura da personalidade, explorando sua natureza e operações. Análise do amor humano e sua influência na transformação e finalidade do ser. Discussão sobre as faculdades superiores e a consciência, promovendo uma compreensão abrangente da condição e identidade humanas.

Introdução aos quatro temperamentos, explorando fundamentos antropológicos e simbologia. Análise dos eixos e características dos temperamentos colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. Estudo da aplicação prática dos temperamentos, suas influências nos relacionamentos e na vida espiritual, promovendo uma compreensão profunda e prática das dinâmicas de personalidade.

Exploração da ética como ciência antropológica e estudo das virtudes humanas fundamentais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Análise da aplicação prática das virtudes e a virtude do estudo, promovendo uma compreensão crítica e prática das virtudes no desenvolvimento pessoal e ético.

Exploração das origens e características do método científico. Análise de problemas, hipóteses, variáveis e traços latentes. Estudo dos tipos de estudo e das questões éticas em pesquisa, além de técnicas de leitura e escrita científica, promovendo uma compreensão abrangente e crítica dos processos de pesquisa.

Estudo da nutrição básica e da fisiologia da nutrição, explorando a relação entre nutrientes e neurotransmissores. Análise do impacto dos nutrientes na depressão e a eficácia da suplementação ansiolítica. Discussão sobre a influência da inflamação no humor, promovendo uma compreensão integrada da nutrição e sua conexão com a saúde psíquica.

Estudo da neurofisiologia e do desenvolvimento do encéfalo, explorando sua estrutura e funções. Análise da relação entre o encéfalo e o comportamento humano, promovendo uma compreensão aprofundada das bases neurológicas que influenciam o comportamento.

Exploração do conceito de filosofia e sua importância. Estudo detalhado da teoria das quatro causas aristotélicas e sua aplicação. Análise da relação entre bondade e verdade, e das virtudes intelectuais segundo Aristóteles. Discussão sobre os graus de certeza, promovendo uma compreensão crítica dos fundamentos filosóficos.

Introdução aos fundamentos pedagógicos essenciais para a prática em saúde e educação, com foco no contexto do ensino brasileiro. Análise dos métodos de ensino e avaliação mais eficazes, incluindo a verificação de aprendizagem. Exploração de práticas pedagógicas e das contribuições de autores inatistas, ambientalistas e da concepção interacionista. Discussão sobre as ideias de autores modernos e suas influências na educação contemporânea. A disciplina visa capacitar os alunos a integrar teorias pedagógicas em práticas educacionais e de saúde, promovendo um ensino eficaz e adaptado às necessidades atuais.

Exploração das bases epistemológicas que sustentam a psicopedagogia, proporcionando uma compreensão teórica sólida. Análise dos diversos campos de atuação em psicopedagogia, destacando as práticas e intervenções em contextos educacionais e clínicos. Estudo da história da psicopedagogia, traçando sua evolução e impacto no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar conhecimentos psicopedagógicos de forma eficaz, promovendo o desenvolvimento educacional e pessoal.

Estudo das bases epistemológicas do aprendizado, com foco nos processos que sustentam o desenvolvimento cognitivo e educacional. Análise dos marcos do desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos, abordando as etapas críticas e habilidades emergentes. Exploração dos marcos de 6 a 12 anos, destacando o progresso no pensamento abstrato e nas competências sociais. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender e apoiar o desenvolvimento infantil, aplicando teorias e práticas pedagógicas adequadas a cada faixa etária.

Exploração dos marcos do desenvolvimento e aprendizagem durante a adolescência, destacando as mudanças cognitivas e emocionais. Análise do papel da família na construção de um ser consciente, enfatizando a importância do apoio familiar no desenvolvimento pessoal e social. Discussão sobre a criação de vínculos e a influência da cultura na formação da identidade adolescente. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender os desafios e oportunidades do aprendizado na adolescência, promovendo práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento integral dos jovens.

Estudo dos processos de aprendizagem e reabilitação para adultos e idosos, com foco nas estratégias que promovem o desenvolvimento contínuo e a adaptação às mudanças cognitivas. Análise da ação da psicopedagogia empresarial, explorando como diferentes perfis de aprendizagem podem ser identificados e utilizados para otimizar o desempenho no ambiente de trabalho. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar abordagens psicopedagógicas eficazes em contextos diversos, promovendo o aprendizado ao longo da vida e a reabilitação cognitiva.

Estudo dos princípios fundamentais da comunicação humana e da comunicação não violenta como ferramentas para promover a harmonia familiar. Análise das virtudes do lar e seu papel na construção de um ambiente familiar saudável. Exploração da mediação familiar e dos desafios enfrentados nesse processo, com foco em crises conjugais e divórcio. Discussão sobre a infidelidade conjugal, abordando aspectos preventivos e estratégias de recuperação do relacionamento após crises. Reflexão sobre a importância da afetividade e dos atos de amor na manutenção de relacionamentos familiares sólidos e resilientes. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar práticas eficazes para fortalecer os laços familiares e resolver conflitos de maneira construtiva.

Estudo introdutório aos transtornos mentais, abordando os fundamentos da psiquiatria e suas principais áreas de atuação. Análise dos transtornos de ansiedade, suas características e abordagens terapêuticas. Exploração dos transtornos depressivos, com foco em suas manifestações clínicas e tratamentos. Discussão sobre os transtornos de bipolaridade, incluindo diagnóstico e manejo clínico. Investigação dos transtornos de esquizofrenia, enfatizando os aspectos diagnósticos e terapêuticos. A disciplina visa proporcionar uma compreensão abrangente dos transtornos mentais, capacitando os alunos a aplicar esse conhecimento em contextos clínicos e acadêmicos.

Introdução aos conceitos fundamentais de marketing aplicados à gestão profissional. Análise de estratégias de precificação de serviços e organização eficiente do trabalho. Estudo dos princípios básicos de contabilidade e finanças, com foco na aplicação prática. Desenvolvimento de habilidades analíticas e de tomada de decisão por meio de estudos de caso, divididos em três partes, que integram os conhecimentos adquiridos. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar conceitos de gestão em contextos profissionais diversos, promovendo uma visão crítica e estratégica.

Exploração das influências das presenças na infância e seu impacto no aprendizado infantil. Análise do equilíbrio entre carinho e firmeza na educação, e dos pequenos poderes da presença na formação da criança. Discussão sobre obediência e autoridade, e a importância de estabelecer bons hábitos desde cedo. Estudo aprofundado dos quatro hábitos básicos essenciais para o desenvolvimento infantil, divididos em duas partes. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar princípios psicológicos na educação infantil, promovendo um ambiente de aprendizado saudável e eficaz.

Análise da interferência dos filhos na vida do casal e a dinâmica familiar com a chegada dos filhos. Discussão sobre princípios fundamentais para a educação dos filhos e estudo de caso sobre o impacto da chegada dos filhos no distanciamento do casal. Exploração da relação entre família e pessoa humana, com foco no alinhamento do casal na educação. Investigação de aspectos e particularidades da educação no lar, incluindo a educação infantil. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender e aplicar práticas pedagógicas eficazes no contexto familiar, promovendo um ambiente harmonioso e educativo.

Exploração das questões de aprendizagem no contexto escolar, com foco na identificação e análise de problemas. Discussão sobre a atuação e os papéis dos profissionais após a identificação de dificuldades, visando intervenções eficazes. Estudo de casos práticos, incluindo problemas comportamentais e dificuldades de aprendizado, para ilustrar abordagens psicopedagógicas. Mapeamento do ambiente escolar para compreender sua influência no processo de aprendizagem. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar estratégias psicopedagógicas que promovam um ambiente educacional inclusivo e eficaz.

Estudo dos impactos da ansiedade no processo de aprendizado, com foco na identificação e análise de déficits educacionais associados. Exploração de estratégias para mitigar a ansiedade e promover um ambiente de aprendizado mais eficaz. Discussão sobre intervenções pedagógicas e psicológicas que podem ser aplicadas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizado relacionadas à ansiedade. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender a relação entre ansiedade e aprendizado, desenvolvendo habilidades para implementar práticas educacionais que favoreçam o bem-estar e o sucesso acadêmico dos estudantes.

Estudo do histórico da educação especial no Brasil, analisando sua evolução e os marcos significativos ao longo do tempo. Análise detalhada da legislação vigente em educação especial, com foco nas políticas e diretrizes que garantem os direitos educacionais das pessoas com deficiência. A disciplina visa capacitar os alunos a compreender o contexto legal e histórico da educação especial, promovendo práticas inclusivas e informadas no ambiente educacional.

Introdução ao processo de avaliação em psicopedagogia, com foco em avaliações cognitivas, sócio-afetivas e psicomotoras. Discussão sobre a importância do olhar diferencial e da devolutiva no contexto psicopedagógico. Análise de estudos de caso abrangendo diversas dificuldades de aprendizado, como ansiedade, dislexia, deficiência intelectual (DI), transtorno do espectro autista (TEA) e TDAH. A disciplina visa capacitar os alunos a realizar avaliações precisas e intervenções eficazes, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos atendidos.

Oportunidades de Atuação no Mercado

A especialização em Psicopedagogia amplia suas oportunidades de trabalho em diversas áreas:​

Atuação em clínicas

Você pode atuar oferecendo atendimento individualizado para pacientes de todas as idades que enfrentam dificuldades de aprendizagem e distúrbios como dislexia, TDAH e problemas de memória. Realizando diagnósticos, identificando sintomas e desenvolvendo planos de intervenção personalizados, ajudando os pacientes a superar suas limitações acadêmicas e emocionais. A atuação em clínicas possibilita um acompanhamento contínuo, permitindo um progresso mais eficaz e duradouro para cada paciente.

Atuação nas escolas e instituições de ensino

Nas escolas, com esta especialização você desempenha um papel fundamental na orientação pedagógica e no suporte ao desenvolvimento educacional dos alunos. Trabalhando em colaboração com professores e pais, identificando dificuldades de aprendizagem, adaptando o currículo e implementando estratégias de ensino personalizadas. Além disso, você ajuda a criar um ambiente escolar inclusivo, onde cada aluno pode progredir conforme suas necessidades individuais, reduzindo a evasão escolar e promovendo o sucesso acadêmico.

Atuação em empresas

No ambiente corporativo, você encontra oportunidades na área de recursos humanos, onde pode assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs em processos de aprendizagem e desenvolvimento de funcionários. Você também pode ajudar a identificar habilidades e competências dos colaboradores, otimizar a aprendizagem no trabalho e até mesmo colaborar nos processos de contratação. Nas empresas você pode aplicar seu conhecimento em um contexto de inovação, promovendo o desenvolvimento profissional e o bem-estar dos funcionários.

Atuação em hospitais 

Em hospitais, você, como psicopedagogo, pode fazer uma grande diferença na vida de pacientes que enfrentam desafios como traumas ou doenças que impactam a memória e o aprendizado. Com o seu conhecimento, é possível desenvolver estratégias que ajudam esses pacientes a recuperar habilidades cognitivas e a lidar melhor com as limitações que enfrentam. Trabalhando em unidades de reabilitação, você atuará junto a uma equipe multidisciplinar, colaborando para a melhora funcional dos pacientes e contribuindo para uma recuperação que foque na qualidade de vida.

Pesquisa em Pós-graduação em Psicopedagogia

Se o seu interesse é a investigação acadêmica, a pesquisa em psicopedagogia pode ser um caminho ideal. Em universidades ou institutos de pesquisa, você terá a oportunidade de explorar novos temas e expandir o conhecimento sobre desenvolvimento cognitivo, métodos de intervenção e diagnóstico. A pesquisa é uma maneira de se manter atualizado e de contribuir com o avanço científico na área, promovendo práticas educacionais mais eficientes e impactantes que podem melhorar o processo de aprendizagem para muitas pessoas.

Ensino em Pós-graduação em Psicopedagogia 

Para aqueles que têm paixão por ensinar, a docência em psicopedagogia oferece uma oportunidade valiosa de compartilhar seu conhecimento e formar novos profissionais. Em cursos de graduação e pós-graduação, você poderá ensinar futuros psicopedagogos, transmitindo suas experiências e práticas e ajudando a expandir a área. Com a sua orientação, esses novos profissionais estarão mais bem preparados para lidar com as necessidades educacionais e emocionais dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva e adaptada. Assim, ao ensinar, você não apenas impacta diretamente seus alunos, mas também amplia o alcance e a relevância da psicopedagogia na sociedade.

Formas de Pagamento

De:

Por:

1x

R$20.000,00

R$10,000.00

3x

R$7.051,86

R$3,525.93

6x

R$3.729,66

R$1,864.83

12x

R$2.086,54

R$1,043.27

18x

R$1.556,42

R$778.21

Currículo

Carolina Alvim Scarabucci

Pedagoga graduada pelo Centro Universitário FACVEST. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Docência na Diversidade para a Educação Básica e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui aperfeiçoamento em Educação Integral e Integrada e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Currículo

Marcelo Mamede Junior​

Psicólogo clínico e supervisor clínico graduado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Coordenador dos cursos de Filosofia do professor Diego Reis.

Currículo

Bianca Dantas Quevedo Monteiro

Psicóloga graduada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Realizou atendimentos clínicos na equipe de Terapia Cognitivo-Comportamental na clínica do Centro Universitário IBMR.

Currículo

Pedro Coutinho Lopes

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Mestre em Família pela Universidade de Navarra (Espanha).

Currículo

Mariá Luna Fortuna Azeredo dos Reis

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como professora de Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental em colégios de Educação Personalizada.

Currículo

Ricardo Almeida da Silva

Pedagogo, geógrafo e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor do Colégio Porto Real.

Currículo

Henrique Cal

Médico (UFRJ), Neurologista (UFF), Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) / Associação Médica Brasileira. Membro do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da ABN, Doutorado em Neurologia, Membro da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro (ABN-RJ), Membro da Academy for Professionalism in Health Care.

Currículo

Italo Marsili

Médico psiquiatra graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor do Instituto de Ciências da Mente (Instituto CIM).

Currículo

Marcelo Torres

Terapeuta de casais e engenheiro de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Currículo

Jorge Luiz Souza Rodrigues

Terapeuta de casais e médico intensivista graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Médico psiquiatra pelo Hospital Sírio-Libanês.

Currículo

Rebecca Alves Aguiar Athayde

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do núcleo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS), no qual foi bolsista de Monitoria na área de Psicometria. Parecerista do SATEPSI e da Revista Temas em Psicologia.

Currículo

Renato Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Currículo

Diego Reis

Filósofo clínico graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Pós-graduado em Aconselhamento Filosófico pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval. Ministrou aulas sobre virtudes humanas, antropologia e temas militares em missões da ONU no Líbano (2013-2014), da OTAN, na Espanha e Portugal, em 2018, e na África (São Tomé e Príncipe - 2020-2021).

Currículo

Aline Cantarelli

Terapeuta familiar graduada em Comunicação e Gestão Organizacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especializada em Matrimônio e Família pelo Instituto de Ciências para a Família da Universidade de Navarra, Espanha. Certificada em Mentoria e Coaching: Promovendo a excelência profissional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Certificada em Terapia Cognitiva Comportamental para Casais e Famílias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Currículo

Rennan de Oliveira Caminhotto

Nutricionista graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pelo programa de pós-graduação do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Currículo

Gabriel Ferreira

Médico psiquiatra graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduado em Psiquiatria pelo Instituto Municipal Philippe Pinel. Atuou por um ano como médico contratado do Núcleo de Saúde Mental da Policlínica Piquet Carneiro (UERJ) e por cinco anos como militar médico da Aeronáutica (Base Aérea de Santa Cruz).

Preencha seus dados para prosseguir com a matrícula

Preencha seus dados para prosseguir com a matrícula

Preencha seus dados para prosseguir com a matrícula

Preencha seus dados para prosseguir com a matrícula

Preencha seus dados para prosseguir com a matrícula

Preencha seus dados para ser atendido por um dos nossos consultores