Pós-Graduação

Psicologia e Espiritualidade

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 18 meses
R$ 650 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O curso de Psicologia e Espiritualidade oferece uma jornada acadêmica abrangente e interdisciplinar, integrando os fundamentos metafísicos da realidade com as nuances da psicologia tomista e suas aplicações contemporâneas. Desde os conceitos fundamentais da metafísica aristotélica até a compreensão da alma e do corpo humano segundo Tomás de Aquino, exploram-se temas como as faculdades da alma, as paixões e as virtudes humanas. Além disso, o curso investiga a história da psicologia desde suas raízes filosóficas até as correntes contemporâneas, incluindo a psicanálise, psicologia comportamental e psicologia humanista. Abordagens práticas sobre maturidade psicológica e ética são articuladas junto com a análise das dimensões religiosas, antropológicas e espirituais da existência humana. Ao examinar a interseção entre psicoterapia e vida espiritual, são discutidos temas como psicopatologia, consciência e saúde mental à luz da visão tomista. Através de estudos de caso, os participantes são imersos em contextos que destacam a aplicação prática desses conceitos, promovendo uma compreensão holística e profunda das relações entre psicologia e espiritualidade.

COORDENAÇÃO

Pe. Wenceslao Vial

Docente de psicologia e vida espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Chile e doutorado em filosofia pela Universidade da Santa Cruz. Sacerdote católico desde 2000, tem vasta experiência profissional e ministerial. Ministrou cursos sobre saúde e formação em diversos países, além de ser autor de livros como "Psicologia e vida cristã" e "Ser quem Eres". Editor de "O sacerdote, psicologia de uma vocação".

CORPO DOCENTE

Paulo Faitanin

Professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa, extensão, docência e orientação na área de Filosofia Medieval, resgatando os fundamentos da filosofia de Aristóteles e sua influência na Escolástica e, no pensamento de Tomás de Aquino a partir da edição e tradução das obras de Aristóteles, bem como dos comentários de Tomás de Aquino e das principais obras do Aquinate.

Dr. Victor Sales Pinheiro

Professor na UFPA e Academia Atlântico, autor de diversos livros, doutor em Filosofia pela UERJ com tese sobre Heidegger e Platão. Realiza estágio de Pós-Doutorado na UFRGS. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO com dissertação sobre a República de Platão. Graduado em Direito no Centro Universitário do Pará. Coordenador de grupos de pesquisa e coleções, organizador de obras de Benedito Nunes.

Dr. Francisco Insa

Francisco Javier Insa Gómez (Sevilha, 1975) é professor de Bioética e secretário do Centro de Formação Sacerdotal da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). Médico psiquiatra (2004), trabalhou vários anos em ambiente hospitalar e ambulatorial e publicou diversos artigos na área de saúde mental. Após estudos de graduação e doutorado em Teologia Moral, foi ordenado sacerdote (2011), incardinado na Prelazia do Opus Dei. Desde então, tem desenvolvido inúmeras tarefas pastorais – entre elas a formação dos candidatos ao sacerdócio – e orientado a sua pesquisa acadêmica principalmente para a Bioética e para a Psicologia aplicada à formação cristã

João Carlos Nara Jr.

Arquiteto e Urbanista dedicado à preservação do Patrimônio Cultural na União. Licenciado em História, Mestre em Arqueologia e Doutor em História Comparada pela UFRJ. Coordenador na Fundação Biblioteca Nacional e membro de instituições como a COLUSO e IHGRJ. Pesquisa o Rio de Janeiro colonial, focando na freguesia de Santa Rita. Interessado em hodologia, abordagem 4A e enfoque OPEN. Tem papel em projetos nacionais e internacionais de cooperação e difusão do patrimônio.

Joel Gracioso

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.

Juliana Neves

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em psiquiatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Diego Luiz dos Reis

Filósofo clínico graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Pós-graduado em Aconselhamento Filosófico pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval. Ministrou aulas sobre virtudes humanas, antropologia e temas militares em missões da ONU no Líbano (2013-2014), da OTAN, na Espanha e Portugal, em 2018, e na África (São Tomé e Príncipe - 2020-2021).

Rebecca Alves Aguiar Athayde

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do núcleo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS), no qual foi bolsista de Monitoria na área de Psicometria. Parecerista do SATEPSI e da Revista Temas em Psicologia.

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniel Ouriques Lira Braga

Psicólogo clínico graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

José Roberto Sotero de Mello Porto

Advogado graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes. Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Estudos em Processo Civil da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro. Ex-assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (2020/2021).

Aline Cantarelli Duarte de Almeida

Terapeuta familiar graduada Comunicação e Gestão Organizacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especializada em Matrimônio e Família pelo Instituto de Ciências para a Família da Universidade de Navarra, Espanha. Certificada em Mentoria e Coaching: Promovendo a excelência profissional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Certificada em Terapia Cognitiva Comportamental para Casais e Famílias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Italo Marsili

Médico psiquiatra graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor do Instituto de Ciências da Mente (Instituto CIM).

Henrique de Sá Rodrigues Cal

Médico (UFRJ), Neurologista (UFF) com experiência em Neurologia Geral, Alzheimer e Neurologia Cognitiva/Comportamental. Doutor em Neurologia (UFF). Moderador do Instituto Brasileiro da Família (IBF). Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Hugo José Mesquita da Silva

Psicólogo clínico graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicólogo auditor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (consultor técnico legislativo).

WhatsApp