Pós-Graduação

Psicologia dos Transtornos de Personalidade

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 18 meses
R$ 650 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O curso de pós-graduação em Psicologia dos Transtornos de Personalidade oferece uma abordagem aprofundada sobre os diversos transtornos de personalidade, suas características, etiologia, diagnóstico, tratamento e intervenção. O curso será ministrado em quatro módulos, cada um com duração de cinco meses. Além da formação aprofundada em transtornos de personalidade mais frequentes, os alunos também estudarão sobre transtornos menos frequentes, sobre a percepção social de transtornos mentais e sobre transtornos de personalidade no contexto forense. As pós-graduações do Instituto de Ciências da Mente se destacam por também abordar noções essenciais de filosofia, antropologia e psicologia.  O curso de pós-graduação em Psicologia dos Transtornos de Personalidade é destinado a profissionais da psicologia, psiquiatria, assistentes sociais, terapeutas e outros profissionais de saúde mental interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre transtornos de personalidade.

COORDENAÇÃO

Katia Corrêa Vione

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Psicologia pela Cardiff University. Professora do departamento de psicologia da University of Derby (Inglaterra).

CORPO DOCENTE

Juliana Sento-Sé

Psicóloga formada pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ.Especialista Pós-graduada em Terapia de Família pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB-UFRJ.

Dr. Valdiney Gouveia

Professor titular na UFPB, tem formação em Psicologia, Direito e especializações diversas. Consultor de órgãos como CNPq, CAPES, FAPESP e Fundação Ford. Participa de conselhos editoriais de revistas renomadas e atua como parecerista em diversas publicações internacionais. Pesquisa em Psicologia Social e Avaliação Psicológica, com foco em valores humanos, bem-estar subjetivo, atitudes ambientais e individualismo-coletivismo.

João Carlos Nara Jr.

Arquiteto e Urbanista dedicado à preservação do Patrimônio Cultural na União. Licenciado em História, Mestre em Arqueologia e Doutor em História Comparada pela UFRJ. Coordenador na Fundação Biblioteca Nacional e membro de instituições como a COLUSO e IHGRJ. Pesquisa o Rio de Janeiro colonial, focando na freguesia de Santa Rita. Interessado em hodologia, abordagem 4A e enfoque OPEN. Tem papel em projetos nacionais e internacionais de cooperação e difusão do patrimônio.

Juliana Neves

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em psiquiatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Diego Luiz dos Reis

Filósofo clínico graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Pós-graduado em Aconselhamento Filosófico pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval. Ministrou aulas sobre virtudes humanas, antropologia e temas militares em missões da ONU no Líbano (2013-2014), da OTAN, na Espanha e Portugal, em 2018, e na África (São Tomé e Príncipe - 2020-2021).

Rebecca Alves Aguiar Athayde

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do núcleo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS), no qual foi bolsista de Monitoria na área de Psicometria. Parecerista do SATEPSI e da Revista Temas em Psicologia.

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Roberto Sotero de Mello Porto

Advogado graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes. Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Estudos em Processo Civil da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro. Ex-assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (2020/2021).

Aline Cantarelli Duarte de Almeida

Terapeuta familiar graduada Comunicação e Gestão Organizacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especializada em Matrimônio e Família pelo Instituto de Ciências para a Família da Universidade de Navarra, Espanha. Certificada em Mentoria e Coaching: Promovendo a excelência profissional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Certificada em Terapia Cognitiva Comportamental para Casais e Famílias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Italo Marsili

Médico psiquiatra graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor do Instituto de Ciências da Mente (Instituto CIM).

Henrique de Sá Rodrigues Cal

Médico (UFRJ), Neurologista (UFF) com experiência em Neurologia Geral, Alzheimer e Neurologia Cognitiva/Comportamental. Doutor em Neurologia (UFF). Moderador do Instituto Brasileiro da Família (IBF). Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Hugo José Mesquita da Silva

Psicólogo clínico graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicólogo auditor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (consultor técnico legislativo).

WhatsApp