Pós-Graduação

Prevenção e Intervenção ao Suicídio

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 18 meses
R$ 650 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O Programa de Pós-Graduação em Prevenção e Intervenção ao Suicídio foi concebido com o objetivo de auxiliar no atendimento à importante demanda por profissionais capazes de atuar em cenários de comportamento suicida. A atuação nesta área ultrapassa o contexto clínico de atendimento psicoterápico individual e abrange salas de aula e consultórios de diversas especialidades.

A promoção de estratégias de regulação emocional, coping afetivo, habilidades de resolução de problemas, redução da impulsividade, tolerância à adversidade, dentre outras, são fundamentais para a prevenção ao suicídio. Além disso, o auxílio para reconstrução das narrativas de vida pessoais após eventos adversos auxilia na integração da experiência traumática na própria história individual. 

O presente programa busca abordar diferentes aspectos envolvidos no comportamento suicida, integrando achados mais recentes de como ocorre a progressão entre a ideação para a tentativa suicida. O programa de curso proposto traz elementos para ampliar a visão do fenômeno e, a partir desta visão, conduzir um processo criterioso de avaliação contínua de risco e de intervenção adequada ao caso individual e focado no potencial humano de transformação e crescimento.

COORDENAÇÃO

Sabrina de Sousa Magalhães

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

CORPO DOCENTE

Diego Luiz dos Reis

Filósofo clínico graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Pós-graduado em Aconselhamento Filosófico pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval. Ministrou aulas sobre virtudes humanas, antropologia e temas militares em missões da ONU no Líbano (2013-2014), da OTAN, na Espanha e Portugal, em 2018, e na África (São Tomé e Príncipe - 2020-2021).

Rebecca Alves Aguiar Athayde

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do núcleo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS), no qual foi bolsista de Monitoria na área de Psicometria. Parecerista do SATEPSI e da Revista Temas em Psicologia.

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Roberto Mello Porto

Advogado graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes. Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Estudos em Processo Civil da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro. Ex-assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (2020/2021).

Aline Cantarelli Duarte de Almeida

Terapeuta familiar graduada Comunicação e Gestão Organizacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especializada em Matrimônio e Família pelo Instituto de Ciências para a Família da Universidade de Navarra, Espanha. Certificada em Mentoria e Coaching: Promovendo a excelência profissional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Certificada em Terapia Cognitiva Comportamental para Casais e Famílias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Rennan de Oliveira Caminhotto

Nutricionista graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pelo programa de pós-graduação do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Jorge Luiz Souza Rodrigues

Terapeuta de casais e médico intensivista graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Médico psiquiatra pelo Hospital Sírio-Libanês.

Gabriel Antonio Macêdo Ferreira

Médico psiquiatra graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduado em Psiquiatria pelo Instituto Municipal Philippe Pinel. Atuou por um ano como médico contratado do Núcleo de Saúde Mental da Policlínica Piquet Carneiro (UERJ) e por cinco anos como militar médico da Aeronáutica (Base Aérea de Santa Cruz).

Marcelo Zanette Torres

Terapeuta de casais e engenheiro de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Italo Marsili

Médico psiquiatra graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor do Instituto de Ciências da Mente (Instituto CIM).

Henrique de Sá Rodrigues Cal

Médico (UFRJ), Neurologista (UFF) com experiência em Neurologia Geral, Alzheimer e Neurologia Cognitiva/Comportamental. Doutor em Neurologia (UFF). Moderador do Instituto Brasileiro da Família (IBF). Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Hugo José Mesquita da Silva

Psicólogo clínico graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicólogo auditor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (consultor técnico legislativo).

WhatsApp