Faculdade Mar Atlântico
Pós-Graduação

Neurologia

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de None

SOBRE O CURSO

No programa de pós-graduação em Neurologia, busca-se promover o estudo das síndromes neurológicas, aplicando conceitos de morfologia e fisiopatologia do sistema nervoso à prática de Neurologia Clínica. São analisados o reconhecimento de sinais e sintomas, a aplicação da propedêutica e semiologia para raciocínio clínico, os principais exames complementares relacionados e as abordagens terapêuticas.

 

O conteúdo abrange as diversas áreas da prática do neurologista clínico: doenças cerebrovasculares, cefaleias, distúrbios do movimento, neurologia cognitiva e comportamental, neuropatias periféricas, neuroimunologia, neuro-hospitalismo, epilepsia, neuroinfectologia, distúrbios do sono, noções de Psiquiatria e neuro-oncologia. Todos os temas contarão com aulas expositivas, sessões de casos clínicos e aulas tira-dúvidas, guiadas pelas principais diretrizes nacionais e internacionais de Neurologia.

Pré-requisitos
Exclusivo para Médicos

COORDENAÇÃO

Henrique de Sá Rodrigues Cal

Médico (UFRJ), Neurologista (UFF) com experiência em Neurologia Geral, Alzheimer e Neurologia Cognitiva/Comportamental. Doutor em Neurologia (UFF). Moderador do Instituto Brasileiro da Família (IBF). Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

CORPO DOCENTE

Maria Eduarda Nobre

Vinícius Montanaro

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2009). Residência médica em neurologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2011-2013). Mestre em neurologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em neurologia pela Universidade federal Fluminense (UFF). Realizou ampla formação em pesquisa científica e metodologia durante sua formação. Atualmente é médico neurologista do Hospital SARAH Kubitschek. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, neurovascular (AVC isquêmico, AVC isquêmico em jovens, Doença de Chagas e AVC isquêmico, CADASIL e doença de Moyamoya) e inteligência artificial aplicada à saúde. Experiência assistencial e em pesquisa, com autoria em artigos e capítulos de livros sobre acidente vascular cerebral. Membro da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e da World Stroke Organization. Participa no treinamento multidisciplinar em saúde focado em reabilitação neurológica no hospital Sarah Kubitschek. Pesquisador convidado da Radboud University Nijmegen, Países baixos, como parte do programa de pós doutorado na UFF. Coordenador do aperfeiçoamento profissional em neurologia/reabilitação neurológica do Hospital SARAH Brasília.

Thaila Pereira Schmidt

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com residência médica em Neurologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Medicina Intensiva pelo Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa. Observership na Unidade Neurointensiva da Cleveland Clinic e pós-graduação em Neuro-Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. Membro titular da SNOLA (Society for Neuro-Oncology Latin America). Atualmente atua na rotina médica da Unidade Neurointensiva e unidade de internação atendendo pacientes neurológicos no Américas Serviços Médicos (Hospitais Vitória e Samaritano), além de consultório particular em Neurologia Geral com ênfase em Neuro-Oncologia.

Rafael Lani

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências (Biofísica/ Neurociências) pelo programa MD PhD vinculado ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF - UFRJ). Sua tese de doutorado consistiu no estudo de uma nova abordagem terapêutica para o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo, utilizando estratégia de neuroproteção retiniana baseada em terapia gênica. Concluiu sua especialização (residência médica) em Oftalmologia pelo Hospital da Gamboa/ Santa Casa do Rio de Janeiro em 2022, e atualmente faz subespecialização (fellowship) em Neuro-Oftalmologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, é o atual coordenador da especialização em oftalmologia do Hospital da Gamboa/Santa Casa do Rio de Janeiro, e chefia o setor de Neuro-Oftalmologia deste serviço.

Patrícia Mano

Otoneurologista pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Especialista em tonturas, vertigem e prevenção de quedas, com tratamento individualizado e multidisciplinar.

Nathane Braga

João Marcos Ferreira

Graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Pós-Graduação em Medicina em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós-Graduação em Medicina de Urgência e Emergência pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Residência Médica em Neurologia pelo Hospital Universitário Antônio Pedro/Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Neurologia — Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense.

João Gabriel Dib

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO (2003-2008). Residência Médica em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF): 2009-2012. Mestrado em Neurologia pela UFF, orientado pelo Prof. Dr. Osvaldo JM Nascimento. Doutorado (em andamento) de Neurologia da UNIRIO, orientado pela Profa. Dra. Soniza Vieira Alves-Leon. Interesse por neuroimunologia, em especial Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, com participação em Congressos e publicações nesta área. Áreas de atuação: neurologia geral, cefaléias, doenças cerebrovasculares, epilepsias, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, doenças desmielinizantes do SNC, neuropatias periféricas

João Brainer

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Afiliado de Neurologia — Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Doutor em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Columbia University (EUA). Professor Substituto de Emergências Médicas da Universidade Estadual do Ceará (2014-2017). Professor Titular de Neurologia do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo. Professor de Neurologia da Afya Educação. Editor Associado da Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Autor de cinco livros. Instrutor do Emergency Neurological Life Support, pela Neurocritical Care Society (USA). Possui Postdoctoral Fellowship em Vascular Neurology na Columbia University, New York City, USA. Trabalha nas linhas de pesquisa: Transformação hemorrágica na isquemia cerebral, COVID-19 e doença cerebrovascular e Inteligência Artificial em Neurologia Vascular e Terapia Intensiva Neurológica. Possui experiência como hospitalista em pronto-socorro neurológico, telemedicina e como professor de Neurologia (incluindo por meio de plataformas digitais). É criador de diversas plataformas digitais para modelos preditivos de complicações neurológicas, diagnóstico e classificação em Neurologia e de suporte a tomada de decisão. Vice-coordenador do Diretório Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurointensivismo e Neurorradiologia da Academia Brasileira de Neurologia (2022-24). Tesoureiro da Sociedade Brasileira de AVC (2022-24). Líder do grupo de pesquisa CNPq "Neurologia e Inovação"

Isabela D'Andrea

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com título de especialista em Neurologia e Neurofisiologia clínica. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade de Neurofisiologia Clínica. Mestrado em Neurociências (Neurologia/Neurociências) com tese relacionada a receptores opióides e epilepsia pela Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP. Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com avaliação de fatores inflamatórios e epilepsia. Staff do Programa de Epilepsia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho — UFRJ (2002 - 2013). Possui pesquisas em diversos campos da epilepsia, como epilepsia refratária, esclerose mesial temporal, neuromodulação e neuroinflamação. Atualmente preside o capítulo estadual do Rio de Janeiro da Academia Brasileira de Neurologia. Diretora do Programa de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Atuação também como docente colaboradora da pós-graduação de Neurologia e Neurociências da Universidade Federal Fluminense.

Gutenberg Santos

Graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Pós-graduação e Mestrado em Neurologia pela UNIRIO. Especialização em Esclerose Múltipla pelo Hospital Vall D'Hebron — Barcelona/Espanha. Preceptoria em Esclerose Múltipla no Hospital Italiano — Buenos Aires/Argentina, Stony Brook University — New York/EUA, Hospital Regional Carlos Haya — Málaga/Espanha, BARLO MS Center — Toronto/Canadá) e Hospital Mount Sinai — New York/EUA. Atualmente é docente nas Universidades Estácio de Sá e Federal Fluminense, onde coordena os ambulatórios de doenças desmielinizantes. Doutorando em neurologia na UFF. Coordenador do Departamento Científico de Neuroimunologia da ABN-RJ (2016-2020). Primeiro Tesoureiro da ABN-RJ (2020-2024). Conselheiro Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (2016-2020). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia / Doenças Desmielinizantes.

Flávia Abido

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Residência em Clínica Médica pela Santa Casa Da Misericórdia do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Neurologia pelo Departamento de Neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono — São Paulo. Atualmente é médica neurologista do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo ambulatório de doenças cerebrovasculares e membro da Central de Neurologia/Trombólise da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Integra a Equipe de Neurologia do Hospital Pró Cardíaco — Rio de Janeiro. Neurologista da Clínica Derma Gávea.

Fernando Cardoso

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2004). Mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é neurologista do Hospital Niteroi D'Or, coordenador do serviço de neurovascular do Hospital Copa D'Or e rotina da unidade neurointensiva do Hospital Copa D'Or. Possui experiência na área de Neurologia, com ênfase em Neurovascular e Neurointensivismo

Felipe Schmidt

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Residência em Clínica Médica e Neurologia pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Mestre em epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Atualmente coordena o serviço de neuroimunologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) e é também coordenador do serviço de neurologia do Americas Medical City (Hospitais Vitória e Samaritano da Barra da Tijuca). Atua como neurologista e em pesquisas relacionadas às Doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, encefalites autoimunes, assim como na Mielopatia associada ao HTLV-1.

Diogo Haddad

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialização em Neuroimunologia pelo Centro de Atendimento e Tratamento de Esclerose Múltipla da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CATEM). Possui Título de Especialista em Neurologia pela Associação Médica Brasileira. Residência Médica em Neurologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual/IAMSPE. Atualmente é Coordenador do Ambulatório de Neurologia Comportamental, Preceptor da Residência Médica de Neurologia, Médico Assistente do Ambulatório de Doenças Desmielinizantes e Coordenador do Fellowship em Neurogeriatria e Doenças Neurodegenerativas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Coordenador do Núcleo da Memória e do Centro de Neuroimunologia e Esclerose Múltipla do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Neurologia, com ênfase em Neuroimunologia e Neurologia Cognitiva e Comportamental; atualmente, está à frente de diversos trials de pesquisa clínica como pesquisador principal ou sub investigador. Atua principalmente nos seguintes temas: Esclerose Múltipla e Doenças Desmielinizantes do sistema nervoso central, Doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas do espectro da neurologia cognitiva e comportamental, além de neurologia geral.

Daniel Bezerra

Doutorado de Epidemiologia em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz. Residência em Neurologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho — UFRJ. Fellowship em Doenças Cerebrovasculares no Centre Hospitalier Universitaire Vaudois, Lausanne, Suíça.

Christianne Martins

Bernardo Liberato

Fellowship — Neurologia Vascular — Columbia University (2005). Residência Médica pela Weill Cornell Medical College (2003) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999). Atualmente é Co-fundador da Medvelox Tecnologia de Informação Médica LTDA.

Luiz Clemente Rolim

Mestre em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Professor do Departamento de Atenção Primária e Medicina de Família da FCM — Santa Casa de São Paulo. Coordenador Responsável do Setor de Neuropatias e Pé Diabético do Centro de Diabetes — UNIFESP-EPM. Médico Instrutor em Distúrbios do Sono pela Human Psychopharmacology Research Unit — Surrey University (UK). Médico Pesquisador — Cochrane Collaboration e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Título de Especialista em Medicina Interna — Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). Ex-Fellow da Yale University (USA) e Ex-estagiário do Setor de Eletromiografia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo — SP.

Carolina Rouanet Cavalcanti de Albuquerque

Doutora em Neurologia pela Unifesp. Neurologista pela UFRJ Neurologista vascular pela Unifesp Neurologista do hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ — coordenadora do programa de Residência Médica em Neurologia Médica da UTI Neurológica e do serviço de Neurologia vascular do hospital Copa D'Or

Flavio Henrique de Rezende Costa

Mestre e Doutor em Neurologia pela UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica — Faculdade de Medicina da UFRJ. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.

Carolina do Val Ferreira Ramos

Doutora em Oftalmologia e Especialista em Neuro-Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo — Unifesp.

WhatsApp