Faculdade Mar Atlântico
Pós-Graduação

Nefrologia

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de None

SOBRE O CURSO

No programa de pós-graduação em Nefrologia, são analisados os conceitos básicos da morfologia e fisiologia do aparelho urinário, com ênfase na aplicabilidade prática. Busca-se o reconhecimento de sinais e sintomas e aplicação da propedêutica e semiologia para o raciocínio clínico. São apresentados os exames complementares relevantes. O programa aborda: glomerulopatias e doenças sistêmicas com manifestações renais; doença renal crônica; injúria renal aguda; terapias dialíticas; transplante renal; doenças renais císticas; litíase urinária; infecção urinária. Por fim, o programa aborda o planejamento da carreira e aspectos legais do exercício da nefrologia.

 

Pré-requisitos
Exclusivo para Médicos

COORDENAÇÃO

Carlos Perez Gomes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 

(UFRJ).

Residência médica em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

(UERJ).

Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela UERJ e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia Renal) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. 

Professor Adjunto de Nefrologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), médico nefrologista do Serviço de Nefrologia responsável pelo Laboratório de Fisiopatologia Renal do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ). 

Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ. 

Médico investigador em Clinical Trials do Centro de Paramiloidose Antônio Rodrigues de Mello (CEPARM) da UFRJ. 

Atua com ênfase distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos, tubulopatias renais, doença renal crônica e amiloidose hereditária. 

 

CORPO DOCENTE

Renata Christine Simas De Lima

Graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho. Residência em Clínica Médica e Nefrologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Nefrologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é médica-nefrologista responsável pelo setor de Diálise Peritoneal do Serviço de Nefrologia e coordenadora da Residência Médica em Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), oficial médica da PMERJ, Conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Nefrologia do CREMERJ. Atua com ênfase em diálise peritoneal, doença renal crônica e gestão em Nefrologia.

Alinie Da Silva Pichone

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Clínica Médica e Nefrologia pela UFRJ e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). ] Mestrado e Doutorado em Clínica Médica/Nefrologia pela UFRJ. Atualmente é médica-nefrologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) responsável pelo ambulatório de DMO-DRC e osteometabolismo, e médica-nefrologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Atua com ênfase em distúrbios minerais e ósseos e doença renal crônica.

Maria Izabel Neves De Holanda Barbosa

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Medicina e Doutorado em Biologia Humana e Experimental pela UERJ. Atualmente é chefe do Serviço de Nefrologia e Transplante Renal do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), médica no setor de perícias médicas da UFRJ, membro do Comitê de Doenças Raras da SBN, fundadora do Grupo de Estudos de Microangiopatia Trombótica e SHUa no Brasil e diretora científica da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio De Janeiro (SONERJ). Atua com ênfase em transplante Renal, nefrite lúpica e microangiopatias trombóticas.

Pedro Túlio Rocha

Graduação em Medicina UFRJ Residência em Nefrologia UERJ Especialista em Nefrologia pela SBN Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB Coordenador do Programa de Transplante Renal e Nefrologia do Hospital DASA São Lucas Presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro — Biênio 21/22 e 23/24 Diretor de Políticas Associativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia — Biênio 23/24

WhatsApp