Faculdade Mar Atlântico
Pós-Graduação

Medicina Intensiva

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de None

SOBRE O CURSO

O programa de pós-graduação em Medicina Intensiva visa proporcionar conhecimento técnico sobre o reconhecimento do doente em estado crítico, desenvolver capacidade de raciocinar sobre diagnósticos sindrômicos e promover diagnóstico diferencial e tratamento adequado, com personalização do cuidado, empatia e competência multiprofissional. As aulas abordam: indicação e tipos de monitorização hemodinâmica; ventilação mecânica; vias aéreas; interpretação gasométrica; ACLS e abordagem pós-parada cardiorrespiratória; manejo do choque; urgência respiratória; paciente cardiopata descompensado; emergências neurológicas; distúrbios metabólicos; disfunção de TGI; coagulopatias; trauma; pacientes cirúrgicos de alto risco; síndrome ictérica; síndrome febril; síndrome edemigênica; paciente cirrótico descompensado; síndrome (pluri)compartimental; manejo de dor, sedação e distanásia; além de cenários diversos na UTI.

Pré-requisitos
Exclusivo para Médicos

COORDENAÇÃO

Laura Herranz

Residência Médica em Clínica Médica e Medicina Intensiva no HUPE-UERJ

Título de Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB 

Doutorado em Medicina Intensiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

ECMO Specialist pela Extracorporeal Life Support Organization

Médica Intensivista HUCFF — Cirurgia Cardíaca 

Coordenadora Suplente da Comissão de Anestesia e Medicina Intensiva Associação Brasileira de Transplante de Órgãos — ABTO 2023

CORPO DOCENTE

Rogério da Silveira

Possui mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense(2000). Título de especialista em terapia intensiva — AMIB/Título de especialista em Neurologia — ABN. Presidente do comitê de neurointensivismo — AMIB. Coordenador médico da UTI — HMON.

Luis Filipe Carvalho

Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Juiz de Fora - UNIPAC, onde foi monitor de prática médica e patologia geral e participou das ligas de medicina intensiva e pediatria. Pós-Graduando em Geriatria pela UNIFG. Aprovado no curso de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria e no curso ACLS (suporte avançado de vida cardiovascular) da American Heart Association. Participou do Curso de Medicina Baseada em Evidência, promovido pela Associação Médica de Minas Gerais, e do Curso de Ética Médica, promovido pelo CRM-MG. Executou Projeto de Extensão em cidades da zona da mata mineira sobre a Prevalência do Diagnóstico de Demência em Instituições Asilares. Participou do Curso Coronavirus (COVID-19): Manejo dos Casos Suspeitos desenvolvido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Foi aprovado no Curso de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Atualmente é médico da estratégia de saúde da família em Porto Firme — MG.

Daniel Schubert

Residência Médica em Medicina de Emergência pelo Instituto D'or de Pesquisa e Ensino. Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM — UERJ).

Bruno Vilanova

Anestesista de Transplante Hepático, Pâncreas-rim e Renal. Residência Médica, Anestesiologia — Hospital Federal de Bonsucesso (2008 - 2009) (Primeira parte da Residência — Sirio Libanes — 2007 - 2008). Doutor em Medicina — UFRJ (2001 - 2006).

Felipe Robalinho Peçanha Pina Rodrigues

Anestesiologista TSA/SBA. Experiência em cirurgia oncológica de grande porte, cabeça e pescoço, transplante hepático e multivisceral.

WhatsApp