Pós-Graduação

História da Espiritualidade Brasileira

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 12 meses
R$ 399,21 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O curso de História da Espiritualidade Brasileira oferece uma análise abrangente dos diferentes aspectos religiosos que moldaram a identidade espiritual do Brasil ao longo dos séculos. Começando com ferramentas epistemológicas que abordam o catolicismo e o contato entre as religiões, explora-se a formação da identidade católica, o impacto das missões jesuíticas, e a história da Igreja colonial no Brasil. A influência dos cristãos-novos e das religiões indígenas e africanas é examinada em detalhes, juntamente com o papel da Companhia de Jesus e a expansão do protestantismo no país. A evolução das ideias religiosas ao longo da história brasileira, desde o período colonial até a República, é analisada em profundidade, abordando questões como a relação entre religião e política, o papel da Igreja Católica na construção da identidade nacional, e os movimentos religiosos contemporâneos, incluindo o espiritismo e o culto mariano.

COORDENAÇÃO

Edgard Leite Ferreira Neto

Edgard Leite Ferreira Neto, PhD em História pela UFF, é Subsecretário de Ensino Superior do Rio de Janeiro, Presidente da Academia Brasileira de Filosofia e Membro do Conselho Superior da FAPERJ. Professor na UERJ e UNIRIO, também é Diretor Executivo do Instituto Realitas. Reconhecido internacionalmente, integra diversos conselhos e comitês. Com vasta produção acadêmica, possui 56 artigos, 26 livros e 23 capítulos publicados, além de orientações concluídas em graduação, mestrado e doutorado.

CORPO DOCENTE

Adriana Gomes

A professora tem Pós-Doutorado em História Social (2019) pela UFRJ, Doutorado em História Política (2017) pela UERJ, Mestrado em História Política e Cultura pela UERJ (2013), além de especialização em História Contemporânea pela UFF (2001) e graduação em História pela UERJ (1997). Suas áreas de interesse incluem História Cultural e Social, História do Brasil (Império e início da República), História das Religiões (Espiritismo), Movimentos Sociais, Laicização e secularização, Periódicos do século XIX, História do Direito na Primeira República, História da Medicina e da Ciência (teorias evolucionistas e criminológicas do século XIX). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), professora de História na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadora do Laboratório de Estudos de Política e Ideologia (LEPIDE) e integra diversos grupos de pesquisa.

Luiz Carlos Ramiro Júnior

Cientista político, professor, pesquisador da Faperj e Assessor Especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Conselheiro do Instituto Arrecife, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional e ex-professor do Tecnólogo em Segurança Pública na UFF/CEDERJ. Com Mestrado e Doutorado em Ciência Política (IESP-UERJ), lecionou em diversas instituições e pesquisou no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte, em Frankfurt. Co-autor de "Rio, 2o Distrito Federal. Diagnóstico da crise estadual e defesa da federalização" (Jaguatirica, 2021) e autor de "A Questão Religiosa. Liberalismo e catolicismo na política brasileira do século XIX" (Jaguatirica, 2021). Suas pesquisas abrangem o pensamento brasileiro, cultura e a crise de segurança pública.

Flávio Lemos

Bacharel e mestre em História pela UFF. Bacharel em direito pela UFF. Especialista em política internacional pela Faculdade Damásio. Pesquisador associado no IESP-UERJ e na Universidade de Leiden. Foi pesquisador visitante no Russell Kirk Center for Cultural Renewal. Foi coordenador do Centro de Referência de História Fluminense do Museu do Ingá.  Autor de "História da Igreja no Brasil" e "Bases da História da América Latina". Gestor público de carreira do Estado do Rio de Janeiro. Diretor do Instituto Arariboia. Advogado.

Vanessa das Neves Bezerra

Doutoranda em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em História Antiga e Medieval com ênfase em Cultura e Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB-RJ). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Membro do grupo de pesquisa do CNPq sobre Memória e Culto na Literatura Bíblica e membro da Comissão histórica da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

João Carlos Nara Jr.

Arquiteto e Urbanista dedicado à preservação do Patrimônio Cultural na União. Licenciado em História, Mestre em Arqueologia e Doutor em História Comparada pela UFRJ. Coordenador na Fundação Biblioteca Nacional e membro de instituições como a COLUSO e IHGRJ. Pesquisa o Rio de Janeiro colonial, focando na freguesia de Santa Rita. Interessado em hodologia, abordagem 4A e enfoque OPEN. Tem papel em projetos nacionais e internacionais de cooperação e difusão do patrimônio.

Beatriz Piva Momesso

Doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas. Associada ao Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas, autora de livros e artigos em revistas científicas. Professora líder de Ciências Humanas no Colégio Porto Real-RJ e escritora de livros de História infantil na Solar Colégios. Pesquisadora em temas como pensamento político, religioso, historiografia, história da leitura e imprensa, biografia e narração na história. Áreas de interesse incluem teoria e filosofia da história, política, cultura, antropologia, teologia e ensino de história.

Joel Gracioso

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.

Gustavo França

É doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra, em Pamplona, Espanha (2021), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2021, é professor da graduação em Filosofia da Academia Atlântico/Uningá. Tem experiência na área de Filosofia do Direito e Filosofia Moral, com ênfase particular na ética de Kant, além de direito natural, teorias da justiça e fundamentos da vida intelectual.

Frederico Bonaldo

Doutor em Filosofia do Direito (PUC-SP), mestre em Direito (UERJ), Bacharel em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Professor na Universidade Católica de Santos e na Academia Atlântico/Uningá. Ministra disciplinas de Filosofia do Direito, Ciência Política, Ética Profissional, Ética, e História da Filosofia Moderna. Também leciona no Máster em Direito Constitucional da Universidad de La Sabana (Colômbia).

Gabriel de Vitto

Doutorando em Filosofia pela Univ. de Navarra, mestre pela PUC-SP, formado pelo Centro Univ. Ítalo-Brasileiro. Professor de Filosofia na Uningá e na Faculdade Belavista. Especializado em Filosofia Medieval e Contemporânea (Fenomenologia), com foco em Metafísica, Epistemologia e Antropologia. Pesquisa fenomenologia realista e inter-relações entre método fenomenológico e doutrina tomista dos transcendentais do ser. Coordena grupo de pesquisa no CAPH.

Henrique Elfes

Formado em Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná e Licenciado em Letras pela Universidade Católica do Paraná. Possui experiência na área de edição e atua há 38 anos na Editora Quadrante, em São Paulo.

Pe. Wenceslao Vial

Docente de psicologia e vida espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Chile e doutorado em filosofia pela Universidade da Santa Cruz. Sacerdote católico desde 2000, tem vasta experiência profissional e ministerial. Ministrou cursos sobre saúde e formação em diversos países, além de ser autor de livros como "Psicologia e vida cristã" e "Ser quem Eres". Editor de "O sacerdote, psicologia de uma vocação".

Fábio Maia Bertato

Com graduação em Matemática pela Unesp (2001) e Doutorado em Filosofia pela Unicamp (2008), junto ao CLE, é Pesquisador e Diretor Associado do mesmo centro, além de membro da SBHMat e SBL. Atua como Editor Associado da Coleção CLE, Managing Editor da RBHM, Membro do Conselho Científico do CLE, Coordenador-Adjunto do Núcleo de Epistemologia do IFE Campinas e Coordenador Principal do CCFT Working Group. Sua expertise abrange Matemática, Lógica, História e Filosofia da Matemática, Ensino de Matemática, História da Ciência, Ontologia Formal e Filosofia da Religião.

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PROFESSORES ENTREVISTADOS

Dom Luís Romera

Dom Luis é professor de metafísica na Pontificia Università della Santa Croce, licenciado em Filosofia e Teologia e é Doutor em Filosofia pela Universidade Navarra.

Norberto González Gaitano

Professor de Opinião Pública no Departamento de Comunicação Eclesial da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

Maria Aparecida Ferrari

Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo e socióloga pela mesma instituição. É especialista na área de relações públicas e cultura.

Marco Capri

O Professor Marco Capri é doutor em metafísica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, pesquisador sobre história da metafísica e filosofia do Direito e autor do livro A metafísica anotada e contestada.

Padre Luís Clavell

Professor de Metafísica na Pontifícia Universidade da Santa Cruz ( Roma ), da qual foi reitor. Atualmente é membro da Cúria Romana como Presidente da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino.

María Cristina Reyes

Vice-reitora acadêmica da Pontificia Università della Santa Croce.

Dom Mariano Fazio

Licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Filosofia pela Pontificia Universitá della Santa Croce.

WhatsApp