Faculdade Mar Atlântico
Pós-Graduação

Gastroenterologia

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de None

SOBRE O CURSO

Este programa visa promover o estudo dos conceitos básicos da morfologia e fisiologia do aparelho digestório, com ênfase na aplicabilidade prática da Gastroenterologia: reconhecimento de sinais e sintomas, propedêutica e semiologia para raciocínio clínico. São analisadas as doenças do esôfago, baseadas em fisiopatologia, reconhecimento, diagnóstico e tratamentos específicos. A abordagem das doenças crônicas, degenerativas e graves é feita de forma multidisciplinar. O aluno estuda as doenças do estômago, duodeno, intestinos, trânsito gastrointestinal, e categorização de desordens clínicas. São abordados tratamento biopsicossocial e conceitos aplicados a desordens funcionais. Ademais, são apresentadas doenças do fígado, vias biliares, pâncreas, neoplasias do tubo digestivo e manifestações gastrointestinais de doenças sistêmicas. É promovido o estudo integrado com métodos relacionados à especialidade.

Pré-requisitos
Exclusivo para Médicos

COORDENAÇÃO

Márcio de Carvalho Costa

Gastroenterologista pela UFRJ. Certificado em Endoscopia Digestiva pela AMB/SOBED. Membro da diretoria da AGRJ (Regional da FBG). 

Chefe Adjunto do Serviço de Gastroenterologia do HUCFF-UFRJ. 

Médico do Serviço de Endoscopia do DASA-CHN e Coordenador do Setor de Endoscopia do Hospital Santa Martha. 

Proficiência e Certificação em Enteroscopia por cápsula pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.  

Certificação em Enteroscopia Profunda pela USP.

 

CORPO DOCENTE

João Autran Nebel

Mestre em Medicina pela UFRJ (MD). Professor Assistente de Gastroenterologia da UFF. Graduação em Medicina pela UFF. Residência em Clínica Médica em Gastroenterologia pela UFRJ. Membro titular da SOBED.

Eduardo Rachman Viegas

Graduação e Residência em Clínica Médica pela UFRJ. Residência em Gastroenterologia pela UERJ.  Membro titular da SOBED.  Médico do Serviço de Endoscopia do HUAP-UFF e dos Serviços de Endoscopia do Hospital São Vicente da Gávea e Quinta D’Or.

Fernanda Barata da Cruz Nunes

Médica na Universidade Federal Fluminense (Hospital Universitário Antônio Pedro) - Serviço de Urgência/Emergência (2022 – atual). Médica na Equipe Multidisciplinar Hepatobiliar com atuação em Hepatologia e Transplante Hepático (2019 – atual) nos hospitais Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e Samaritano Botafogo. Responsável pelo Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais no CHN (2022 – atual). Professora Substituta no departamento de Gastroenterologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em (2020-2021). Gastroenterologista formada na Universidade Federal Fluminense (2018-2020). Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal Fluminense (2016-2018). Graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2010-2015)

Fernando Marques Moreira de Castro

Mestre em Medicina pela UFRJ(MD). Residência em gastroenterologia pela UFRJ. Sócio efetivo do GEDIIB. Residência em Clínica Médica pelo Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (Hospital Copa D’Or)

Livia Tavares Ferreira de Oliveira Cruz

Graduação em Medicina pela UERJ. Residência em Clínica Médica e Gastroenterologia pela UFRJ. Médico Endoscopista do DASA-CHN e do Hospital Santa Martha.

César Augusto da Fonseca Lima Amorim

Doutor em Medicina pela UFRJ (PhD), Chefe do Serviço de Gastroenterologia da UFRJ. Chefe do Serviço de Endoscopia dos Hospitais Quinta D’Or, Copa D’Or e Gloria D’Or. Médico Endoscopista do Hospital Copa Star. Membro titular da SOBED e da FBG.

Anna Luiza Pereira Alvarães

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Especialista em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Médica do corpo de endoscopia digestiva do Complexo Hospitalar de Niterói Médica do corpo de endoscopia digestiva do grupo Gastro D'or Médica endoscopista na Gastrocentro Carioca

WhatsApp