Pós-Graduação

Filosofia Patrística & Medieval

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 12 meses
R$ 399,21 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

Os módulos deste curso abordam temas fundamentais da história da filosofia: depois de iniciar com uma introdução à Patrística, em que são contextualizadas as origens e o desenvolvimento do pensamento patrístico até seu declínio, o curso segue com um estudo sobre a Escolástica — incluindo sua origem, características e trajetória desde o nascimento até o declínio. Além disso, são oferecidas disciplinas específicas sobre a Patrística Grega, divididas em três partes; nelas, são abordadas figuras como Irineu de Lyon, Clemente de Alexandria e Gregório de Nissa, com ênfase em suas contribuições teológicas e místicas. No módulo III, as aulas tratam da Filosofia Medieval, explorando temas como o argumento anselmiano, a essência e o ato de ser, a simplicidade divina, o itinerário da alma até Deus e aspectos da metafísica de Duns Escoto, assim como desdobramentos éticos e epistemológicos das teses ockhamistas.

COORDENAÇÃO

Joel Gracioso

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.
 

CORPO DOCENTE

Fernando Rocha Sapaterro

Pós-doutor em Filosofia pelo programa PNPD-CAPES junto à PUC-SP com pesquisa em Clemente de Alexandria e Heráclito. Doutor em Filosofia pela PUC-SP (2014) com a tese em Epicuro. Bolsista PDSE-CAPES para Doutorado Sanduíche na Università Degli Studi di Napoli Federico II (2012-2013), Bolsista CAPES para Doutorado pela PUC-SP. Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de São Bento de São Paulo (FSB). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Pesquisa na área de Filosofia Antiga do período helenístico e sua recepção no primeiro período da Patrística.

Bruno Átila Do Espírito Santo

Diretor do Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae (Itapecerica da Serra, SP), Doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patristicum Augustinianum, Roma 2020, com tese sobre os comentários ao Livro do Gênesis de Agostinho de Hipona. Mestre em Patrística e Patrologia (Instituto Patristicum Augustinianum, Roma 2017) com dissertação sobre Vicente de Lérins. Mestre em Filosofia (Ateneu Regina Apostolorum, Roma 2011) com estudo sobre "A crítica kantiana ao argumento ontológico à luz da metafísica racionalista". Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2023). Foi professor em Roma (2016-2019) e agora leciona filosofia, teologia, língua latina e grego antigo no Brasil. Expertise em Patrologia, Teologia e Filosofia, com foco em Agostinho de Hipona, Vicente de Lérins, Orígenes alexandrino e Tomás de Aquino. Publicou vários artigos sobre os Padres da Igreja e Filosofia.

Luiz Astorga

Possui doutorado em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2014) e é Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Claretiano (2020). Atualmente é professor da Academia Atlântico e professor regente do Colégio Porto Real, no Rio de Janeiro. É investigador associado da Universidad Gabriela Mistral (Santiago-Chile), tradutor e palestrante. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e antropologia clássica; em Pedagogia, possui experiência na formação de jovens mediante as virtudes e o ensino da cultura clássica, sobretudo da língua latina.

Gustavo França

É doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra, em Pamplona, Espanha (2021), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2021, é professor da graduação em Filosofia da Academia Atlântico/Uningá. Tem experiência na área de Filosofia do Direito e Filosofia Moral, com ênfase particular na ética de Kant, além de direito natural, teorias da justiça e fundamentos da vida intelectual.

Frederico Bonaldo

Doutor em Filosofia do Direito (PUC-SP), mestre em Direito (UERJ), Bacharel em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Professor na Universidade Católica de Santos e na Academia Atlântico/Uningá. Ministra disciplinas de Filosofia do Direito, Ciência Política, Ética Profissional, Ética, e História da Filosofia Moderna. Também leciona no Máster em Direito Constitucional da Universidad de La Sabana (Colômbia).

Gabriel de Vitto

Doutorando em Filosofia pela Univ. de Navarra, mestre pela PUC-SP, formado pelo Centro Univ. Ítalo-Brasileiro. Professor de Filosofia na Uningá e na Faculdade Belavista. Especializado em Filosofia Medieval e Contemporânea (Fenomenologia), com foco em Metafísica, Epistemologia e Antropologia. Pesquisa fenomenologia realista e inter-relações entre método fenomenológico e doutrina tomista dos transcendentais do ser. Coordena grupo de pesquisa no CAPH.

Henrique Elfes

Formado em Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná e Licenciado em Letras pela Universidade Católica do Paraná. Possui experiência na área de edição e atua há 38 anos na Editora Quadrante, em São Paulo.

Pe. Wenceslao Vial

Docente de psicologia e vida espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Chile e doutorado em filosofia pela Universidade da Santa Cruz. Sacerdote católico desde 2000, tem vasta experiência profissional e ministerial. Ministrou cursos sobre saúde e formação em diversos países, além de ser autor de livros como "Psicologia e vida cristã" e "Ser quem Eres". Editor de "O sacerdote, psicologia de uma vocação".

Fábio Maia Bertato

Com graduação em Matemática pela Unesp (2001) e Doutorado em Filosofia pela Unicamp (2008), junto ao CLE, é Pesquisador e Diretor Associado do mesmo centro, além de membro da SBHMat e SBL. Atua como Editor Associado da Coleção CLE, Managing Editor da RBHM, Membro do Conselho Científico do CLE, Coordenador-Adjunto do Núcleo de Epistemologia do IFE Campinas e Coordenador Principal do CCFT Working Group. Sua expertise abrange Matemática, Lógica, História e Filosofia da Matemática, Ensino de Matemática, História da Ciência, Ontologia Formal e Filosofia da Religião.

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PROFESSORES ENTREVISTADOS

Dom Luís Romera

Dom Luis é professor de metafísica na Pontificia Università della Santa Croce, licenciado em Filosofia e Teologia e é Doutor em Filosofia pela Universidade Navarra.

Norberto González Gaitano

Professor de Opinião Pública no Departamento de Comunicação Eclesial da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

Maria Aparecida Ferrari

Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo e socióloga pela mesma instituição. É especialista na área de relações públicas e cultura.

Marco Capri

O Professor Marco Capri é doutor em metafísica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, pesquisador sobre história da metafísica e filosofia do Direito e autor do livro A metafísica anotada e contestada.

Padre Luís Clavell

Professor de Metafísica na Pontifícia Universidade da Santa Cruz ( Roma ), da qual foi reitor. Atualmente é membro da Cúria Romana como Presidente da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino.

María Cristina Reyes

Vice-reitora acadêmica da Pontificia Università della Santa Croce.

Dom Mariano Fazio

Licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Filosofia pela Pontificia Universitá della Santa Croce.

WhatsApp