Pós-Graduação

Filosofia Geral

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 12 meses
R$ 399,21 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O curso se estrutura em três módulos distintos, cada um representando uma fase crucial no desenvolvimento do pensamento humano. São explorados os fundamentos filosóficos que fundamentam toda a investigação intelectual, desde a natureza da realidade até os princípios da ética e da lógica. Os estudantes têm a oportunidade de mergulhar nas questões, nos temas e nos momentos fundamentais da história do pensamento humano.

No segundo módulo, voltam-se os olhares para as contribuições dos grandes pensadores da antiguidade e da Idade Média. Os alunos têm a chance de explorar as obras e ideias de figuras emblemáticas como Sócrates, Platão, Aristóteles e Agostinho, cujos insights ainda ressoam nos debates contemporâneos. A jornada inclui também uma imersão na escolástica, um período marcado pela síntese entre a filosofia greco-romana e o pensamento cristão, revelando a complexidade e a riqueza do pensamento medieval.

Por fim, no terceiro módulo, o foco se volta para as correntes filosóficas modernas e contemporâneas, destacando o impacto do iluminismo, do misticismo e das filosofias do século XX. Os alunos são convidados a refletir sobre questões que desafiam as fronteiras tradicionais do conhecimento humano, explorando temas como a pós-verdade, a fenomenologia e a cosmologia filosófica.

COORDENAÇÃO

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CORPO DOCENTE

Luiz Astorga

Possui doutorado em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2014) e é Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Claretiano (2020). Atualmente é professor da Academia Atlântico e professor regente do Colégio Porto Real, no Rio de Janeiro. É investigador associado da Universidad Gabriela Mistral (Santiago-Chile), tradutor e palestrante. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e antropologia clássica; em Pedagogia, possui experiência na formação de jovens mediante as virtudes e o ensino da cultura clássica, sobretudo da língua latina.

Gustavo Bertoche Guimarães

Professor de Filosofia da Educação e de Métodos e Técnicas da Pesquisa na Universidade Iguaçu (UNIG). Em 2020 e 2021, foi professor substituto de Filosofia no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2017, foi professor substituto de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O doutorado foi realizado com o auxílio de uma bolsa da FAPERJ. Obteve a 1a colocação entre os candidatos ao magistério em Filosofia para a Coordenadoria Metropolitana I no concurso de professor do Estado do Rio de Janeiro de 2011. Sócio efetivo da Associação Filosófica Scientiae Studia. Membro da Association Internationale Gaston Bachelard.

Deividi Pansera

Possui graduação e mestrado em Matemática e Computação Científica pela UFSC, doutorado em Matemática pela Universidade de Coimbra e do Porto. Professor de filosofia e de matemática.

Sérgio Rezende

Sergio Roberto de Souza Resende é Doutor em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese “O homem e seu lugar no Cosmos segundo a filosofia de Gilles Deleuze”, na qual analisa a Filosofia Contemporânea à luz da Metafísica Tradicional.

Pedro Fonseca Tenorio

Graduado em Filosofia pela UFRJ. Possui Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UFRJ, tendo participado do programa de pós-graduação PDSE/CAPES na Università degli Studi di Padova, onde desenvolveu pesquisa sobre ética, psicologia e metafísica em Aristóteles. Tem experiência no ensino superior, tendo lecionado sobre filosofia antiga, medieval e moderna.

Joel Gracioso

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.

Gustavo França

É doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra, em Pamplona, Espanha (2021), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2021, é professor da graduação em Filosofia da Academia Atlântico/Uningá. Tem experiência na área de Filosofia do Direito e Filosofia Moral, com ênfase particular na ética de Kant, além de direito natural, teorias da justiça e fundamentos da vida intelectual.

Gabriel de Vitto

Doutorando em Filosofia pela Univ. de Navarra, mestre pela PUC-SP, formado pelo Centro Univ. Ítalo-Brasileiro. Professor de Filosofia na Uningá e na Faculdade Belavista. Especializado em Filosofia Medieval e Contemporânea (Fenomenologia), com foco em Metafísica, Epistemologia e Antropologia. Pesquisa fenomenologia realista e inter-relações entre método fenomenológico e doutrina tomista dos transcendentais do ser. Coordena grupo de pesquisa no CAPH.

Pe. Wenceslao Vial

Docente de psicologia e vida espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Chile e doutorado em filosofia pela Universidade da Santa Cruz. Sacerdote católico desde 2000, tem vasta experiência profissional e ministerial. Ministrou cursos sobre saúde e formação em diversos países, além de ser autor de livros como "Psicologia e vida cristã" e "Ser quem Eres". Editor de "O sacerdote, psicologia de uma vocação".

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PROFESSORES ENTREVISTADOS

Dom Luís Romera

Dom Luis é professor de metafísica na Pontificia Università della Santa Croce, licenciado em Filosofia e Teologia e é Doutor em Filosofia pela Universidade Navarra.

Norberto González Gaitano

Professor de Opinião Pública no Departamento de Comunicação Eclesial da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

Maria Aparecida Ferrari

Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo e socióloga pela mesma instituição. É especialista na área de relações públicas e cultura.

Marco Capri

O Professor Marco Capri é doutor em metafísica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, pesquisador sobre história da metafísica e filosofia do Direito e autor do livro A metafísica anotada e contestada.

Padre Luís Clavell

Professor de Metafísica na Pontifícia Universidade da Santa Cruz ( Roma ), da qual foi reitor. Atualmente é membro da Cúria Romana como Presidente da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino.

María Cristina Reyes

Vice-reitora acadêmica da Pontificia Università della Santa Croce.

Dom Mariano Fazio

Licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Filosofia pela Pontificia Universitá della Santa Croce.

WhatsApp