Pós-Graduação

Filosofia da Religião

Reconhecido pelo MEC
Curso 100% online
Duração de 12 meses
R$ 399,21 /mês Pagamento semestral

SOBRE O CURSO

O curso oferece uma ampla exploração da Filosofia da Religião, começando com uma introdução ao tema, incluindo conceitos-chave como religião, experiência religiosa e críticas modernas de filósofos como Feuerbach, Marx, Nietzsche e Freud. Os atributos do divino são analisados em termos de lógica religiosa, discutindo conceitos como a pureza do ato divino, sua unidade, imutabilidade, verdade, conhecimento, onipotência e vontade. Ciência e Religião são abordadas em vários aspectos, incluindo debates sobre criação, cosmos, evolução, neurociências e perspectivas futuras. A lógica geral da religião é examinada através de argumentos teístas e do problema do mal. Panenteísmo e conceitos de Deus são investigados em suas diversas vertentes, como o teísmo clássico, neoplatonismo, teísmo de processo e sua relação com o Hinduísmo. A epistemologia da religião é explorada em termos de ética, fideísmo, fé e teoria da decisão. A epistemologia das virtudes é introduzida, discutindo virtudes e vícios intelectuais e sua relação com o conhecimento religioso. O curso também aborda a interseção entre conhecimento científico e teologia, ética e religião, filosofia medieval da religião, pluralismo religioso e busca da verdade, além de questões específicas da lógica da religião cristã, mudança científica e sua relação com uma teologia da ciência, e a comparação entre a concepção de Deus na Bíblia e nas obras filosóficas.

COORDENAÇÃO

Fábio Maia Bertato

Com graduação em Matemática pela Unesp (2001) e Doutorado em Filosofia pela Unicamp (2008), junto ao CLE, é Pesquisador e Diretor Associado do mesmo centro, além de membro da SBHMat e SBL. Atua como Editor Associado da Coleção CLE, Managing Editor da RBHM, Membro do Conselho Científico do CLE, Coordenador-Adjunto do Núcleo de Epistemologia do IFE Campinas e Coordenador Principal do CCFT Working Group. Sua expertise abrange Matemática, Lógica, História e Filosofia da Matemática, Ensino de Matemática, História da Ciência, Ontologia Formal e Filosofia da Religião.

CORPO DOCENTE

Marcelo Cabral

Graduado em Economia (UNICAMP) e Filosofia (UNICAMP), e Mestre em Estudos Teológicos pelo Calvin Theological Seminary. Formado no curso The Interface Between Science and Religion no Royal Academy (Oxford). Faz doutorado em filosofia com dupla diplomação na UNICAMP e na Universidade Livre de Amsterdam, estudando epistemologia das virtudes e sua relação com o conhecimento social.

Gesiel Borges da Silva

Doutorando em Filosofia pela University of Missouri em Columbia, EUA, e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Física e com Mestrado em Filosofia pela UNICAMP (2018 - 2020), focalizando Lógica, financiado pelo CNPq e pela John Templeton Foundation. Sua pesquisa de Mestrado abordou o desenvolvimento de sistemas formais em lógica modal de primeira ordem, em resposta a questões do problema lógico do mal. Research Fellow da University of Houston, concentrando-se em Epistemologia da Religião e Epistemologia das Virtudes pelo programa LATAM Bridges in the Epistemology of Religion, financiado pela John Templeton Foundation. Experiência em Lógica Aplicada, Epistemologia, Filosofia da Religião e da Ciência, interessado em Teologia Natural e na interação Ciência-Religião.

Roberto Covolan

Roberto Covolan, com mestrado e doutorado em Física pela Unicamp, é especialista em física de partículas e radiação cósmica. Fundou o bacharelado em Física Médica na Unicamp e colaborou com o Laboratório de Neuroimagem, focando em estudos de ressonância magnética funcional. Coordenou o Grupo de Neurofísica e participou do lançamento do Programa CInAPCe. Durante sua licença sabática nos EUA, realizou pesquisas em neuroimagem multimodal. Organizou o projeto Centro Multimodal de Neuroimagem para Estudos em Epilepsia e liderou o Projeto DesTINe em colaboração com outras instituições.

Agnaldo Portugal

Professor na Universidade de Brasília desde 1991, trabalha em Filosofia da Religião e Filosofia da Ciência, explorando temas como religião e ciência, experiência religiosa e racionalidade da crença em Deus. Presidiu a Associação Brasileira de Filosofia da Religião e coordena o Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB. Doutorado em Filosofia da Religião pelo King's College de Londres.

Ricardo Silvestre

Ricardo Sousa Silvestre é Professor Associado na Universidade Federal de Campina Grande, com doutorado em Filosofia pela Universidade de Montreal. Tem experiência em Lógica e Filosofia Analítica, destacando-se em Lógica Filosófica, Filosofia da Religião e Filosofia da Mente. Lidera o grupo de pesquisas Lógica e Religião e é presidente da Logic and Religion Association (LARA).

Joel Gracioso

Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.

Gustavo França

É doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra, em Pamplona, Espanha (2021), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2021, é professor da graduação em Filosofia da Academia Atlântico/Uningá. Tem experiência na área de Filosofia do Direito e Filosofia Moral, com ênfase particular na ética de Kant, além de direito natural, teorias da justiça e fundamentos da vida intelectual.

Frederico Bonaldo

Doutor em Filosofia do Direito (PUC-SP), mestre em Direito (UERJ), Bacharel em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Professor na Universidade Católica de Santos e na Academia Atlântico/Uningá. Ministra disciplinas de Filosofia do Direito, Ciência Política, Ética Profissional, Ética, e História da Filosofia Moderna. Também leciona no Máster em Direito Constitucional da Universidad de La Sabana (Colômbia).

Gabriel de Vitto

Doutorando em Filosofia pela Univ. de Navarra, mestre pela PUC-SP, formado pelo Centro Univ. Ítalo-Brasileiro. Professor de Filosofia na Uningá e na Faculdade Belavista. Especializado em Filosofia Medieval e Contemporânea (Fenomenologia), com foco em Metafísica, Epistemologia e Antropologia. Pesquisa fenomenologia realista e inter-relações entre método fenomenológico e doutrina tomista dos transcendentais do ser. Coordena grupo de pesquisa no CAPH.

Henrique Elfes

Formado em Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná e Licenciado em Letras pela Universidade Católica do Paraná. Possui experiência na área de edição e atua há 38 anos na Editora Quadrante, em São Paulo.

Flavia Marcacci

Professora de História e Filosofia da Ciência na Pontifícia Universidade Lateranense, possui doutorados em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense (Vaticano, 2004) e em Ciências da Complexidade pela Universidade de Urbino Carlo Bo (Itália, 2016). Sua pesquisa focaliza a história das ideias científicas e sua influência na filosofia e tecnologia. Colabora com mídia para divulgar pesquisas acadêmicas e liderou exposições de livros antigos e instrumentos. Especializada na história da astronomia moderna, investiga técnicas que exploram sistemas mundiais e a relação entre dados empíricos e conceitos em teorias "falsas".

Pe. Miguel Peraza

Doutor em Teologia pela Universidade Aristotélica da Thessalonika, Bacharel e Licenciado em Teologia pelo Ateneu Pontífício Regina Apostolorum e Bacharel e Licenciado em Filosofia pela mesma instituição.

Eleonore Stump

B.A. Grinnell College (Classical Languages), 1969, M.A. Harvard University (Biblical Studies, New Testament), 1971, M.A. Cornell University (Medieval Studies, Medieval Philosophy), 1973, Ph.D. Cornell University (Medieval Studies, Medieval Philosophy), 1975, Patron of the Aquinas Institute, Blackfriars Hall, Oxford (2017-), Doctorate, honoris causa, Hochschule für Philosophie München (2024).

Giuseppe Tanzella-Nitti

Graduado em Astronomia pela Universidade de Bolonha, sacerdote e doutor em Teologia, é professor titular de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma e bolsista adjunto do Observatório do Vaticano. Contribuiu para o primeiro Catálogo Geral de Velocidades Radiais de Galáxias, destacando-se na radioastronomia e cosmologia. Sua pesquisa teológica foca na relação entre a Revelação Cristã e a cultura contemporânea, explorando a interseção entre filosofia, teologia e ciência. Lidera projetos sobre teologia da evangelização e teologia fundamental no contexto científico atual.

Marcin Trepczyński

Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Varsóvia em 29/01/2013, com uma tese sobre os modelos de raciocínio de Alberto Magno e Tomás de Aquino. Obteve dois mestrados em Filosofia na mesma instituição em 28/09/2009, ambos explorando a concepção de ciência de São Tomás de Aquino. Sua pesquisa enfoca a relação entre filosofia e método científico, destacando-se como especialista na história da filosofia medieval e na análise dos fundamentos epistemológicos da ciência.

Pe. Wenceslao Vial

Docente de psicologia e vida espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Chile e doutorado em filosofia pela Universidade da Santa Cruz. Sacerdote católico desde 2000, tem vasta experiência profissional e ministerial. Ministrou cursos sobre saúde e formação em diversos países, além de ser autor de livros como "Psicologia e vida cristã" e "Ser quem Eres". Editor de "O sacerdote, psicologia de uma vocação".

Renato José de Moraes

Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

WhatsApp